quinta-feira, 22 de abril de 2010

CONTRUINDO UMA MENTE FAVORÁVEL PARA DEUS

Texto: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Fp 4:8)

Verdade Central: Deus construirá em você uma mente favorável através da Palavra que nos orienta a pensar em tudo o que é bom, em tudo o que vem de Deus. São as coisas de Deus que devem ocupar o nosso pensamento. Abra a mente para a revelação desta palavra porque Deus, com certeza, ministrará ao seu coração.

Introdução: Deus tem alvos e metas. Ele quer levantar um ministério de Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores, Mestres... Filhos para Ele. E para isso é preciso que tenhamos uma mente favorável a Ele para compreendermos os Seus desígnios.

“Tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; Para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor”. (Ef 4:12)

Na conclusão deste estudo, trataremos sobre as reações da mente que devemos ter para sermos favoráveis a Deus. Sabemos que não existe território desocupado no reino físico nem no reino espiritual. Também não existe mente desocupada. Ou a mente é de Deus ou é do diabo.

Servo que não ocupa a mente com verdades ocupa com mentiras; se não ocupa a mente com honestidade, ocupa com corrupção; se não ocupa a mente com pureza, ocupa com impurezas; se não ocupa a mente com justiça, ocupa com injustiça; se não ocupa a mente com virtude e louvor, ocupa com o estado alfa do inimigo.

Somos orientados por Deus, em Filipenses 4, a não permitir que outra ocupação, que não seja do Reino, tome o espaço da nossa mente que é de Deus. Se você não ocupar a sua mente com as coisas do Reino ela será ocupada com as coisas do mundo.

Alguém está querendo ocupar o território vazio, porque todo território vazio é desejável. Deus quer ocupar sua mente hoje, todos os dias e sempre. Então, não dê lugar ao diabo. O Senhor quer ocupar a sua mente com o que é verdadeiro, honesto, justo, puro, com virtude e louvor.

Quando o diabo bater, precisa encontrar sua mente ocupada. Deus é o Dono da sua mente. O mundo diz que mente vazia é oficina do diabo, ou seja, mente vazia é oficina em que o diabo constrói.


3. A Mente de Cristo em nós

“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” (I Co 2:14-16)

A mente de Cristo é uma mente ungida, não é uma mente ocupada de qualquer maneira, mas com a unção, com o poder de Deus, com as coisas concernentes ao Reino. É a mente em que Jesus governa, é o General, o Governador. Deus quer que sua mente seja estruturada no sobrenatural.

Você, que é filho de Deus, deve ter uma mente ungida, uma mente que raciocina por princípios. Tudo o que você fizer daqui para frente deve ser feito com a mente de Cristo.
Agindo assim, você não conhecerá mais derrota, não entrará no senso comum, mas trabalhará com a mente do Senhor Jesus.

A mente ungida planta sementes ungidas, por isso colhe frutos ungidos, dignos daqueles que são chamados filhos de Deus.


4. Mente de Adorador

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (Jo 4:23,24)

O adorador é nascido no Espírito. A mente de adorador é a mente que Deus busca encontrar em Seus filhos.

Paulo ensina, em I Coríntios 14, que podemos adorar a Deus no espírito e na mente. Porém, essa adoração só é possível para aqueles que possuem uma mente governada pelo Espírito, uma mente liberta e curada.

Os adoradores, os que possuem uma mente liberta, não caminham com crise de identidade no Reino; sabem quem são em Cristo Jesus e, nEle, têm a convicção de que podem todas as coisas.

Aquele que começou a boa obra vai completá-la até o dia de Cristo Jesus. A partir de hoje, sua mente será trabalhada pelo Espírito de Deus. Você não perderá mais suas conquistas.

Bell – Projeto Benção em Ação

A Mente Enganosa - Como gerenciar seus pensamentos

Em II Co 10:5 temos que: "Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo".
Trata sobre a mente dispersa e questionadora. Assim, fala a Palavra de Deus a respeito disso:
Você tem dificuldade com pensamentos dispersos? Domar a mente humana é semelhante à tentativa de domar um animal selvagem. Mas,não fique desanimado. Com diligência e muita graça de Deus, você pode assumir o controle de sua mente.
A chave para descartar pensamentos errados e não permitir que eles voltem é repor estes pensamentos por outros que sejam corretos. Fixe sua mente em coisas boas. (Filipenses 4:8) Comece propositalmente a ter bons pensamentos e você estará se treinando a pensar os pensamentos de Deus.
O Espírito Santo nos tem mostrado que não podemos ficar confusos, pois o Deus que servimos não é Deus de confusão e fomos feitos a Sua imagem e semelhança.

Pensamentos negativos conduzem a problemas.
Provérbios 23:7 diz: que assim como uma pessoa se vê em seu coração, assim ela é. Os nossos pensamentos estabelecem os limites de nossa vida e temos que viver dentro desses limites. O poder para escolher a atitude é seu.
Sua mente é a sede da sua vontade, habilidade, sentimentos, emoções, decisões e subconsciente. Eu pergunto:
Quem controla a sua mente? Você ou Deus? Eu é claro!
A mente foi a única coisa que Deus lhe deu completo controle e domínio.
E Deus não vai se esquecer disso, ou voltar atrás, ou fazer algo pra mudar essa situação.
Deus deu a você o direito e a habilidade de controlar sua própria mente. LIVRE ARBITRIO
Então, como o cristão elimina o pessimismo e ativa o otimismo? Podemos ver algumas regras:
1. Elimine a murmuração e ative a benção Torne-se uma pessoa que transmite palavras de benção e que a incentive o próximo a andar pra frente.
2. Elimine a sua vontade e ative a promessa de Deus que é o melhor para você. Ele tudo sabe.
3. Elimine o lixo e ative a palavra que é água purificadora e limpa o vaso, que somos nós.
4. Elimine as emoções negativas e ative as emoções positivas – pessimismo X otimismo
Nunca se renda a emoções negativas. O modo de destruir essa emoção é verbalizar as promessas da palavra de Deus.
5. Elimine a velha criatura e ative a nova criação em você. Substitua: Ódio por amor Medo pela fé;
Tristeza por alegria Culpa por perdão.
6. Elimine o lixo da sua mente e ative uma mente sã - SEM MÁCULAS

Romanos 12:2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

7. Elimine os olhos maus e ative os olhos bons
8. Mateus 6: 22, 23 São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz, que em ti há, sejam trevas, !que grandes trevas serão! Se os seus olhos forem bons todo o seu corpo será luminoso.
9. Elimine a semeadura má e ative a semeadura boa em sua vida.
10. Elimine o egoísmo e ative a misericórdia.
11. Elimine a ociosidade e ative a oração.
Marcos 11: 23,24 porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.
Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, creia que recebestes, e será assim convosco.
Quando você ora, a sua fé é ativada e traz a existência as promessas de Deus na sua vida.
Jesus Cristo é o grande transformador de atitudes.
Faça isso hoje:
Escolha cuidadosamente seus pensamentos. Medite apenas em coisas boas. Não permita que sua mente fique preocupada com pensamentos dispersos, questionadores e negativos. Lembre-se que você já tem o maior dom que é o AMOR de DEUS.

Na sublime paz de Cristo,

Bell – Projeto Benção em Ação

A Sua Saúde Mental

O que significa saúde mental? Alguns cientistas dizem ser a capacidade de trabalhar e amar, de produzir e interagir socialmente. Isto está certo, mas é preciso viver isto com equilíbrio e com um significado na vida que dê valor a ela, valor às pessoas, valor espiritual.

Saúde mental depende primeiro de tudo de saúde física, porque a mente depende do cérebro. O cérebro de um adulto pesa cerca de um quilo e meio. Então, precisamos ter um cérebro saudável para ter uma mente saudável e, assim, ter saúde mental.

Má alimentação, falta de exercícios físicos, excesso do consumo de gorduras, especialmente de origem animal, não beber água pura, consumo de cafeína e outras substâncias, intoxicam o cérebro. Resultado? Uma mente menos capaz de pensar, sentir e agir com equilíbrio.

As boas novas é que, se você até agora maltratou seu cérebro, é possível ocorrer o que os neurocientistas chamam de “neuroplasticidade”. Neuroplasticidade significa que os neurônios (células cerebrais) possuem uma habilidade para forjar novas conexões, abrir novos caminhos através do córtex, e até mesmo assumir novos papéis. Se você crê nisto e se coopera com seu organismo adotando práticas saudáveis em seu estilo de vida, a mente atua na matéria positivamente. Se você não acredita, sua mente determina a não restauração cerebral. Quando a mente muda, o cérebro muda. O que você diz para o seu corpo (cérebro também é corpo) pelos seus hábitos físicos e atitudes mentais, ele obedece, para a morte ou para a vida.

Saúde mental significa um cérebro saudável e uma mente saudável. Mas o que é uma mente saudável? O apóstolo Paulo na carta aos Filipenses, capítulo 2 e versículos de 3 até 11 diz: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós a mesma mente que houve também em Cristo Jesus. Que sendo Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a Si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-Se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-Se a Si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” Você consegue ter essa maravilhosa qualidade de saúde mental?

Quando Jesus ía nascer, foi determinado que seu nome seria Jesus “porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados (do povo).” Mateus 1:21. O nome “Cristo” vem de “Christos” no grego e “Mashiach”no hebraico, significando “Messias” ou “O Ungido”. E Jesus em hebraico é “Joshua” ou “Yehoshuah” que significa “Jeová é Libertação”. Saúde mental é libertação de tudo aquilo que prende você em condutas desonestas, agressivas, vaidosas, egocêntricas, orgulhosas, mentirosas, obsessivas, idolátricas (você pode idolatrar uma imagem, uma pessoa, a comida, o sexo, posições de lideranças, etc.). Idolatria é oposto à saúde mental.

Saúde mental? Primeiro você precisa de um cérebro saudável. Depois, uma mente saudável que é a que tem predomínio de pensamentos puros, sentimentos equilibrados movidos pelo amor o qual é uma escolha positiva, e pratica atos semelhantes aos de Jesus Cristo, ou seja, sempre em benefício das pessoas. Em seguida você precisa de espiritualidade. Saúde mental depende da boa espiritualidade. E espiritualidade não é religiosidade. Mas o apóstolo Paulo fala: “Ora, o homem natural (sem despertar espiritual, mesmo estando dentro de qualquer igreja, sociedade secreta, seita ou filosofia) não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entende-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o homem que é espiritual, discerne bem tudo.” 1 Coríntios 2:14 e 15.

Quer um Modelo perfeito de saúde mental para copiar? “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o Seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz.” Isaías 9:6.

Em Jesus Cristo, o Modelo perfeito de saúde mental!

Bel

Projeto benção em Ação

MORDOMIA DO PENSAMENTO

A Ciência tem investido recursos imensos a fim de desvendar os segredos da mente humana, mas muito pouco se sabe, na realidade, sobre como funciona o nosso cérebro. Coisa maravilhosa é o pensamento humano. Não há limite algum para o número de palavras, imagens, sons, símbolos, sensações que a nossa mente pode armazenar. Não há como calcular o número de combinações possíveis entre esses símbolos, nem a velocidade com que a mente humana é capaz de combiná-los. O que é mais incrível, nossa mente associa tudo isso com outros fatos, imagens, idéias, pessoas e, mais incrível ainda, pode acrescentar a todos esses símbolos cognitivos um número incalculável de idéias, fantasias que só existirão em nosso pensamento. É o que chamam memória.



· O PENSAMENTO HUMANO ABRANGE QUATRO FASES DISTINTAS

1 - A MEMÓRIA - É aquilo que acumulado nos registros de cérebro, através dos sentidos físicos.
2 - A ANÁLISE - É a avaliação dos dados da memória, a REFLEXÃO.
3-A IMAGINAÇÃO, OU FANTASIA -
É o que só existe internamente, sem relação formal com a realidade externa, relacionada com as emoções, com os desejos inarticulados e sonhos.
4 - A ELABORAÇÃO DO PENSAMENTO
É a associação entre os dados guardados na memória e a imaginação, em ordem, para ser aplicado à realidade externa, à vida.

A mordomia cristã do pensamento abrange o reconhecimento do senhorio de Cristo sobre a totalidade da mente em todas as suas fases.


PODEMOS VIVENCIAR A MORDOMIA DO PENSAMENTO DA SEGUINTE FORMA:

1) ATRAVÉS DE UMA MENTE SANTIFICADA

O Salmista diz “Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti” (Sl 119.11). Esconder aqui, é guardar, deixar que a palavra penetre profundamente na alma, no subconsciente. Nossa mente é abastecida pelos significados de tudo o que vemos, ouvimos, sentimos e fazemos. Ouvir, ler, meditar, decorar, interpretar profeticamente na maneira de viver, são os meios através dos quais a Palavra de Deus penetra em nosso coração e limpa, purifica, santifica a nossa memória. Dá-nos o discernimento espiritual da verdade. Ajuda-nos a conduzir a nossa imaginação, nossos sonhos, na direção da santidade do autor da palavra.
Pessoas que se queixam de não poderem controlar pensamentos de impureza, ira, cobiça, inveja, pode ver, são pessoas que não procuram guardar a Palavra de Deus nos seus corações.
A santidade da vida é o resultado da santidade da mente, que se adquire pelo conhecimento e prática da palavra de Deus. Não há uma fórmula mágica, instantânea. É um processo longo, não raro penoso, pois fere nossa estrutura mental pecaminosa, mas é o meio único válido, o único, quanto mais saturada da Palavra de Deus estiver a nossa mente, mais santa poderá ser a nossa vida.




2) ATRAVÉS DE UM PENSAMENTO DOMINADO PELO AMOR

O amor de Deus, derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, é o referencial absoluto para que a nossa mente tenha pensamentos de Deus. Como? O que faz a diferença? É possível controlar os pensamentos? A resposta é o amor. O amor a Deus, e ao próximo, no mesmo nível do amor a si mesmo. Isso significa que está além da nossa compreensão a natureza e a profundidade da paz que resulta de um pensamento dominado pelo amor.


3) ATRAVÉS DE UM PENSAMENTO DOMINADO PELA FÉ.

A mordomia do pensamento nos leva a ultrapassar a barreira do conhecimento através da fé.

A fé vê o invisível e espera pelo impossível. Dessa maneira, a fé abre a porta do infinito à nossa mente. A fé é um componente que amplia ao infinito o alcance da mente humana.

Quanto à memória: “...o ajudador vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito” (Jo 14.26) e esse pleno conhecimento dos ensinos de JESUS É O SEGREDO DA PAZ.

Quanto a avaliação da memória: “... o que é espiritual discerne tudo...” (I Co 2.15) e esse é o segredo da verdadeira sabedoria.

Quanto à imaginação: “as coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos não ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam” (I Co 2.9) e esse é o segredo do conhecimento das profundezas de Deus.

Em relação a elaboração do pensamento: Filipenses 4.8. O verbo usado por Paulo (27 vezes só em Filipenses), traduzido por “PENSAI”, é LOGIZOMAI, que significa ponderar, calcular, avaliar. Toda a elaboração mental do mordomo cristão deve passar pelo crivo de Filipenses 4.8. Isso é mordomia do pensamento.



Bell

Projeto Benção em Ação

“NISSO PENSAI" – parte 3

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Fp 4.8)

"Tudo o que amável"(prosphilê)

Há quem planeje mentalmente a vingança e o castigo despertando a amargura e o medo nos demais. Outros há cujas mentes só se prestam para críticas, censuras e criação de ressentimentos.

Prosphilê é o que é amável, tem encanto, promove a amizade e se auto-recomenda. Ter idéia positiva a respeito de quem apreciamos é fácil; O cristão coloca sua mente em coisas amáveis, como a bondade, a simpatia, a paciência e o amor. Há, na verdade, um paralelo entre o "ser amável" e o fruto do Espírito "benignidade". Afinal, pensamentos de benignidade, amáveis, tecem laços de amizade. Paulo nos convida a tudo o que inspira o amor e para que nada vulgar ocupe o nosso pensamento.

"Tudo o que é de boa fama" (eupsema)

E aí podemos ter outra grande lista destacando-se a cortesia, a urbanidade, a temperança, a pureza e o respeito. Afinal, a vida de qualquer pessoa é muito influenciada por aquilo a que dá atenção. O que tem boa fama é aquilo digno de que se fale dele.

É o que é tem boa reputação. Observe-se que em nossos dias, famoso é quem tem poder econômico, é quem manda e desmanda na Bolsa de Valores.

Não é esse o conceito da Bíblia, que apresenta uma grande lista na qual se destaca a cortesia, a urbanidade, a temperança, a pureza e o respeito. Afinal, a vida de qualquer pessoa é muito influenciada por aquilo a que dá atenção.

Outra idéia sobre o que é de boa fama são coisas adequadas para serem ouvidas por Deus. No mundo, palavras baixas, falsas e impuras; nos lábios do cristão e em sua mente, existem só palavras adequadas para serem ouvidas por Deus.

QUE PRATICAR

"O que aprendestes, e recebestes, e ouvistes de mim, e em mim vistes, isso fazei" (Fp 4.9a).

O apóstolo Paulo diz que é o que foi aprendido, recebido, ouvido e visto nele. Na verdade, Jesus Cristo, nosso Senhor, é o exemplo supremo. Em Paulo, entanto, temos um mestre que baseou sua vida e conduta no ensino vivo do Mestre por excelência que é Jesus. Paulo era um mestre de moral. Sua exortação é feita debaixo de humildade e sinceridade, e com isso, ensina que uma vida de pensamentos elevados deve traduzir-se em ações nobres.

Outro motivo para essa afirmação é que o apóstolo estava seguro da veracidade da sua mensagem e também perfeitamente seguro do rumo de sua própria vida. Evangelio não pode ser separada da vida de cada dia.

Diz Paulo: "se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai". É verdade; se houver qualquer moral e aprovação divina, será objeto de nossa absoluta consideração.

À LUZ DA OBEDIÊNCIA, UMA PROMESSA

"E o Deus de paz será convosco" (Fp 9b).

Há em Deus perfeita harmonia e paz absoluta. Seu domínio é o da paz, assim o afirma a Escritura Sagrada (Sl 29.11). A presença constante da paz no coração da pessoa humana é garantia de Deus. Isso quer dizer que vivendo uma vida orientada por pensamentos nobres e santos, a pessoa humana tem a bênção do Deus da paz, e não será assaltado pela perturbação neste mundo.

Todo este texto é um convite a praticar a mordomia do pensamento. Repudiemos aqueles pensamento que nos rebaixam e afastam de Deus. E, por outro lado, cultivemos os capazes de transformar a vida (Sl 19.14).

Salmo 19:14
Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!





Nossa oração: que a graça divina governe os pensamentos.



Bell

Projeto benção em Ação

NISSO PENSAI" – parte 2

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Fp 4.8)

"Tudo o que é honesto" (semnos)

Que palavra boa! Semnos é o que é nobre, respeitável, sério, e ainda "digno de honra, digno de reverência, digno de culto, honroso e venerável". Paulo a usa em relação à criação de filhos (1Tm 3.4), aos diáconos e diaconisas (1Tm 3.8,11), que devem ser respeitáveis, ou seja, devem se dar a respeito, ser exemplares.

O original grego pode ser vertido como "digno de honra, digno de reverência, digno de culto, respeitável, nobre, honroso e venerável". É palavra usada em referências a templos.

Aplicada ao ser humano, descreve alguém que se movimenta no mundo como se todo ele fosse o templo de Deus. Há no mundo coisas triviais, baratas e que atraentes a mentes superficiais. O cristão, pelo contrário, deve fazer repousar sua mente nas que são profundas, sérias e dignas. Há, sem dúvida, muita coisa que não é digna de respeito. Nelas, sequer devemos pensar, pois nossa atenção não pode ser despertada e focalizada em coisas indignas. O que lemos, vemos ou ouvimos, seja na TV ou cinema é respeitável?

"Tudo o que é justo" (dikaia)

Há quem coloque a mente no prazer, no conforto, nas coisas pelos métodos fáceis. No passado, nós vivíamos nas imaginações dos sentimentos carnais (cf. Ef 2.3). O exemplo perfeito do que nós éramos está em Gênesis 6.5. O cristão, no entanto, tem a mente de Cristo (1Co 2.16), e por conta disso, pensa no seu dever para com Deus, e para com o ser humano, Sua imagem e semelhança.

Este mundo se caracteriza pela injustiça. No entanto, nossa mentalidade deve inspirar-se na justiça. É ler 1João 3.7. Longe de nós, portanto, qualquer ideal que tenha a marca da injustiça.

Porém, Deus é justo (Sl 11.7), e há quem não seja como bem expresso no Salmo 36.4. A justiça, ensina a Palavra Santa, faz manter relações corretas entre as pessoas, permite o equilíbrio entre interesses conflitantes e coordena o direito de cada um com todos. Justiça fala de relações corretas entre um ser humano e outro ser humano; fala da palavra do dever assumido e do dever realizado; fala de dar a cada um o que lhe é devido.

PENSAR EM QUE MAIS?

"Tudo o que é puro"(agná )

Não é puritanismo, palavra e conceito que se minimizaram e depreciaram, porém, pureza no mais alto sentido do que é moralmente puro e livre de máculas, do não-poluído, pois é deste modo que o apóstolo Paulo descreve a Igreja de Cristo e, de modo particular, os crentes (2Co 11.2; Ef 5; 1Jo 3.3).

Estamos falando de pureza moral (a palavra grega, por sinal, pode também ser vertida como aquilo que é "inocente" (2Co 7.11) e "casto" (2C0 11.2). Pureza de palavras e de atitude nasce da pureza de pensamento e de intenções; precisamente o contrário de Efésios 5.3.

Efésios 5:3
Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos,

Efésios 5:4
nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que não convêm; mas antes ações de graças.


Afinal, temos a mente de Cristo (1Co 2.16), e a palavra de Jesus nos ensina que "os puros... verão a Deus".

O presente século está repleto de coisas perversas, vis, sujas e obscenas, e muitas pessoas vivem em tal estado mental que maculam tudo em que pensam. O que perturba a mente do cristão Paulo descreve como "a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria" (Cl 3.5), e ainda, "dissolução... avidez... toda sorte de impureza" (Ef 4.19; cf. 5.3; 1Ts 4.5,6). Segundo o mesmo apóstolo, isso é o que descreve o ímpio (1Ts 4.5), ofensa que o Criador não deixará sem disciplina (v.6).

Os registros históricos dão conta de que na época em que Paulo escreveu esta Carta, pecava-se tremendamente pela impureza sexual (Rm 1; Ef 4.17-24; 5.8-12). Mas a mente do cristão se detém no que é puro. Afinal temos a mente de Cristo (1Co 2.16), e a palavra de Jesus nos ensina que "os puros... verão a Deus".

Nossa oração: que a graça divina governe os pensamentos.



Bell

Projeto benção em Ação

“NISSO PENSAI" - parte 1

Em obediência ao Senhor: trago até vc o “Programa de educação do espírito e da mente segundo a Bíblia Sagrada”, que será dividido em três partes para complementar o ensino deste mesmo versículo.

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Fp 4.8)

Os pensamentos são um índice e sinal do caráter. Na verdade, reagem poderosamente no caráter de uma pessoa humana. Um pensamento pecaminoso repetido na mente fortalecerá a tendência natural para o mal. Por outro lado, se a paz de Deus dirige o coração, os pensamentos serão santos e puros; Pensamento é energia espiritual, é poder. A Bíblia Sagrada afirma que "como o homem pensa, assim ele é", por esse motivo, é preciso sair do ambiente estreito das ansiedades, das perturbações e galgar a montanha do pensamento nobre onde o ar é puro e fresco.

Escrevendo o texto base, Paulo, apóstolo, queria se assegurar de que os irmãos da igreja de Filipos iam colocar suas mentes nas coisas corretas. É lei da vida que se alguém pensa com freqüência ou persistência em algo, o momento chegará quando não mais poderá deixar de pensar nisso. Essa é a razão porque é de importância máxima que a pessoa humana pense em coisas dignas. O profeta Isaías expressa a admirável profecia que "Tu [Deus] conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti, porque ele confia em ti" (26.3; cf. 2Co 10.5). Pense erradamente e o resultado será um terrível engano, inominável erro.

Paulo dá uma lista dessas coisas. Pensar nessas verdades prepara qualquer um para realizá-las. Paulo, no entanto, coloca uma variável que tornou esta lista absolutamente diferente.

Como anteriormente dito, o pensamento é importante porque se reflete sobre todo o caráter, bem como nos afeta, porque naturalmente perseguimos nossos ideais. Um sábio provérbio ensina: "Semeia um pensamento, colherás uma ação; semeia uma ação, colherás, um hábito; semeia um hábito, colherás um caráter; semeia um caráter, colherás um destino!" Quando todos pensavam que a Terra fosse um disco, Colombo perseguiu o pensamento de que seria redonda e... o Novo Mundo foi descoberto.

Paulo apresenta ideais. Ideais são pensamentos vivos e aspirações nobres que fascinam os homens através de deveres elevados. Os ideais cristãos vêm de Deus para elevar a vida das pessoas fiéis. Os ideais mundanos são as posses, o controle econômico, o exercício do poder, o prazer. A propósito disso, Jesus Cristo perguntou, "Que aproveita o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?", motivo porque nossos pensamentos devem ser disciplinados para que se submetam à Lei de Cristo.

Assim é: "Nisso pensai", encoraja o apóstolo Paulo. São bons pensamentos para que haja boa saúde mental e espiritual. Pensar no que é puro, reto e bom. Não é por acaso que os conceitos de arrependimento e conversão sejam expressos pela palavra grega metanóia, ou seja, "mudança de mentalidade", o que quer dizer que os valores morais da verdade, honestidade, retidão, justiça, bondade, pureza e respeitabilidade sejam reconhecidos por todos, e não apenas pelos cristãos.

NO QUE PENSAR

"Tudo o que é verdadeiro" (alethê)

O apóstolo se prende ao sentido de ser verdadeiro e falar a verdade. Realmente, veracidade de palavra e sinceridade de caráter são absolutamente indispensáveis à santidade, pois o que é verdadeiro é reto e de confiança. O contrário disso é o irreal, a fantasia, o que não tem substância, a falsidade.

Há no mundo muitas coisas enganadoras e ilusórias. Uma pesquisa indica que, a respeito de preocupação, só 8% são motivos legítimos; os outros 92% nunca tinham acontecido, eram fantasiosos ou eram algo fora do controle das pessoas. Coisas que prometem o que não podem realizar, e dão paz enganadora. A realidade observável é que o Inimigo-das-nossas-almas é mentiroso (veja-o em João 8.44), e seu objetivo é a corrupção das mentes (2Co 11.3).

Não devemos nos preocupar com o que não resiste à verdade. O apóstolo Paulo em Efésios 4.25 diz que a mentira é uma violação do contrato social, "Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros".

Na passagem paulina de Filipenses 4.8, a palavra "verdade" não tem a mesma carga de significados de quando é utilizada num tribunal de justiça ou numa delegacia de polícia. A verdade é sempre bela, ao passo que nos exemplos mencionados é repulsiva. Enquanto nos tribunais a verdade se relaciona com fatos, na Escritura sempre se relaciona com Deus. Assim, o pensamento deve ser colocado em realidades em que se pode confiar, que não falham nem conduzem ao fracasso.

Que é, portanto, verdadeiro?
Está na Palavra e na nossa experiência:
· Deus e Suas promessas;
· Cristo, que é Verdade personificada (Cl 3.2);
· Seu evangelho: a verdade sobre Sua vida e sobre Sua morte;
· A santidade.

Há que lembrar que o Espírito Santo nos controla pela verdade (cf. Jô 17.17; 1Jo 5.6), e que sempre que damos crédito a uma mentira, Satã sai vitorioso.

Nossa oração: que a graça divina governe os pensamentos.
Bell

Projeto benção em Ação

HÁ UMA BATALHA NA TUA MENTE

Muitos cristãos estão perdendo a batalha contra o inimigo nos lugares celestiais, porque ainda não tem ganho a batalha em sua mente. Não podemos conquistar as fortalezas espirituais em lugares celestiais, sem que primeiro tenhamos conquistados as fortalezas espirituais que satanás tem levantando em nossas mentes.

"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento (mente) e de todas as tuas forças". Mc 12.30

Para Deus, é muito importante como está a tua mente. Não haverá progresso se nossa mente não se colocar em harmonia com Deus.

De todos os seres criados, o homem é o único que tem capacidade de pensar, porque é o único que foi feito à imagem e semelhança de Deus.

Se desejamos cumprir este primeiro mandamento, temos que prestar atenção à situação de nossa mente. É impossível poder amar ao Senhor com toda a nossa mente se uma parte dela, todavia, não se submete à Sua vontade. "O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos". Tg. 1.8; outra versão diz: "O homem de mente dobre é um homem com mente dividida". A inconstância espiritual que observamos em muitos cristãos é resultado de uma mente dividida. Com uma parte tenta agradar a Deus e, com outra, tem comunhão com o sistema deste mundo.

"A vós também que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento (mente) pelas vossas obras más". Cl. 1.21.

Paulo nos diz claramente nas escrituras que , antes de sermos salvos, nossa mente estava em inimizade com Deus, ao pensar independentemente de Deus.

O que o homem faz é consequência do seu pensamento. "Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente". Gn 6.5.

Embora o homem tenha sido reconciliado com Deus por meio do sangue de Jesus Cristo, precisamos decidir que nossa mente tenha pensamentos que nos levem a manter uma vida de comunhão com Deus.

Se queremos agradar a Deus, tem que haver uma transformação em nosso modo de pensar e atuar.

"Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos, e éramos por natureza filhos da ira como também os demais". Ef. 2.3

Temos que entenderque a carne por si só não pode fazer nada, sem que primeiro, receba ordem de sua mente, que foi a primeira que desejou e cobiçou.

O cristão tem a vantagem de poder controlar seus pensamentos porque tem a sua disposição a vida de Deus, a Palavra e o Espírito Santo. Se tua mente não está em comunhão com Deus, estará em comunhão com o mundo.

"Pensai nas coisas que São de cima, e não nas que são da terra". Cl. 3.2

Deus espera que as pessoas que nasceram de novo coloquem sua mente nas coisas do espírito. É o poder da ressurreição em nós que nos capacita a dirigir nossas mentes para as coisas de Deus.

Quando a Bíblia diz: pense nas coisas lá de cima, não está dando uma sugestão, mas uma ordem.

Não vamos controlar nossos desejos e impulsos da carne se primeiro não tivermos o controle dos pensamentos que os ativam.

A Bíblia diz como o homem pensa em seu coração indicando que quem controla sua mente terminará controlando também o seu corpo.

Note que não podemos amar a Deus, com o nosso corpo, sem que tenhamos amado com a mente.

"Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; Eu serei o seu Deus". Hb 8.10

Hoje vivemos um novo pacto o qual foi instituído com a morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.

Este pacto é superior ao que foi instituído com Moisés no Sinai, porque promete uma transformação radical na pessoa que aceita.

Esse pacto se realiza à medida que a pessoa permite que Deus coloque Suas leis em nossa mente.

Note como é importante receber a Palavra de Deus em nossa mente para que a mesma seja escrita em nosso coração.

Lembre-se que Deus não faz nada em tua vida que você não deseje.

Quando há uma decisão de colocar a Palavra de Deus em primeiro lugar, Deus a coloca em tua mente e a escreve em seu coração.

Alguns ficam se perguntando: "Será possível que um cristão possa sofrer qualquer influência de santanás em sua vida?". Paulo diz: "Não deis lugar o diabo". Ef 4.27

Tiago diz: "Resisti ao diabo e ele fugirá de vós" . Tg 4.7

Satanás sabe que você jamais negará sua fé no Senhor Jesus Cristo, não pode entrar no seu espírito, por isso, tenta atingir sua mente.

Satanás conhece muito bem o funcionamento da mente humana. Sabe que se conseguir manter sua fortaleza na mente do cristão, quatro coisas acontecerão:

O espírito não tem liberdade de expressão;
A pessoa não tem paz em seu relacionamento e comunhão com Deus;
Sua mente será um instrumento para fazer o corpo pecar;
Não há autoridade espiritual para lutar contra as obras do diabo.
Percebe a importância de entender o funcionamento da mente da pessoa que é nascida de novo?

A mente é o campo principal da batalha dos filhos de Deus, ali se decide a vitória ou a derrota, se caminho em santidade ou caminho na carne, se terá um corpo sadio ou enfermo.

Aquele que ocupa o maior tempo em tua mente, será quem terá controle para levar vantagem em seu reino. Você decide se é Deus ou o diabo.

Meu propósito é conscientizá-lo da importância de renovar, santificar e ter uma mente de vitória. Lembre-se que Deus fez todas as provisões para que não haja derrota em tua vida cristã.

Você pode ter vitória na batalha de tua mente, pois isto foi designado por Deus. Deus deseja que cada um dos Seus filhos tenha uma mente livre de toda influência satânica, a qual possa ser usada para pensar os pensamentos de Deus.

Bell

Projeto Benção em Ação

A Páscoa significa libertação, nova vida

Lembrando os significados que a páscoa tem dentro do contexto escriturístico.(Êxodo 12:1-36).
Os judeus passaram então a celebrar a Páscoa (Pessah) comemorando a saída do Egito, a passagem para a liberdade.

A partir de Jesus, essa celebração foi substituída pela Ceia do Senhor, com o pão e o vinho, em Sua memória. Não mais para relembrarmos a saída do Egito, mas para estarmos sempre nos lembrando da liberdade que nEle há, da Sua morte e ressurreição. A passagem de uma vida, para uma vida vivida em "novidade de vida".

A Páscoa significa libertação. A Páscoa surge como a festa que marcava o fim da opressão escravizadora de Faraó sobre o povo hebreu. Porque Deus quis ensinar que o sacrifício expiatório, a fé e a nossa obediência precedem a plena libertação, afinal, Israel não estava sendo liberto apenas do Egito, mas também do Anjo da Morte. E isto implica que a libertação espiritual sempre precede a física. Se o sangue do cordeiro não fosse derramado e aspergido sob os umbrais da casa, o povo de Israel teria sido destruído pelo Anjo. A libertação da páscoa reveste-se, portanto, de um caráter interior, por mostrar a necessidade pessoal de libertação por meio da substituição. E um caráter prospectivo, porque profetizava a libertação antes dela acontecer e prenunciava a obra messiânica de Cristo.

Neste sentido, a Páscoa devia ser celebrado por nós com profunda reverência e festa, afinal, Cristo é a nossa Páscoa. Sua vida foi posta como cordeiro que sendo morto derramou seu sangue em favor de muitos. A nossa libertação espiritual plena foi conquistada por Cristo, a nossa Páscoa. João Batista chamou Jesus de "cordeiro de Deus" que tira o pecado do mundo (cf. Jo 1.29). O apóstolo Paulo disse que ele é a nossa páscoa (1Co 5:7), e Ele mesmo prometeu a libertação a todos quantos crerem nEle (cf. Jo 8:32-36 e Mt 11:28).

A lei dizia que o cordeiro teria que ser sem defeito algum, senão, ele não poderia ser sacrificado ao Senhor (cf. Dt 15:21). Jesus foi achado sem defeito diante de todos depois de profundo exame e só depois foi crucificado.

Tendo em vista que o sacrifício do cordeiro pascoal era suficiente para justificar os hebreus diante do destruidor, o sacrifício de Cristo também foi suficiente para justificar o homem diante de Deus contemplando a justiça divina.

Páscoa é a celebração da Nova Vida. "E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça; porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus e, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus e, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu aos seus amigos, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós." (Lc 22: 15- 20).

Neste episódio, ocorrido pouco antes da prisão e morte de Jesus, Ele introduz naturalmente a Ceia como substituta da festa pascoal do Antigo Testamento. Se observarmos, esta evidente que o Senhor não terminou a refeição pascoal antes de instituir a Ceia, antes, a ceia está intimamente ligada à refeição pascal. O pão que era comido com o cordeiro na páscoa foi consagrado para um novo uso pelo Senhor. Desta forma percebemos que a Páscoa vestiu-se de um novo significado na última ceia instituída por Jesus.

Ademais, os sacrifícios pascoais tinham significado simbólico e apontavam para Cristo que haveria de ser apresentado em sacrifício para envergonhar a morte.

Jamais deveremos esquecer o significado da páscoa e que foi por isto que Jesus nos ensinou a Cear com a seguinte admoestação, "... fazei isto... em memória minha...".
A memória deste acontecimento nos permite gozar da certeza da libertação do pecado, da morte e da miséria interior na qual estávamos condenados a aceitar, e nos permite olhar para o futuro com esperança, já que cada vez que ceamos "anunciamos a vida, morte, ressurreição e ascensão do Senhor até que ele venha". (I Co 11.26).

A nossa celebração da ceia pascal de Cristo, tão como foi a primeira celebração da páscoa pelos Hebreus, prenuncia que Cristo é a passagem da velha vida para uma nova vida. Hoje em Cristo, estamos comemorando, anunciando e proclamando que ele virá estabelecer definitivamente o seu Reino, e até lá, nós como igreja peregrina participamos com a ajuda do Espírito Santo da "transformação dos reinos deste mundo no Reino de nosso Senhor Jesus Cristo".

Vivamos em nossos corações esta a Páscoa!
Maranata! Vem Senhor Jesus!

Bell – Projeto Benção em Ação

Feliz Páscoa‏

Páscoa é...

É partilhar a vida na esperança,

Páscoa é dizer sim ao amor e à vida,

É investir na fraternidade,

Páscoa é ser capaz de mudar,

Páscoa é renascimento, é recomeço,

É uma nova chance ....



Páscoa é vida viva

É crer na vida que vencer a morte.



Páscoa é ressurreição.

Ressurreição é :

Reflexão...Mudança...Recomeçar...



Ressurreição, pode ser entendida como uma transformação de vida em vida.. Ressuscitar, então, pode ser entendido como um reaparecer, uma volta à vida, um retomar da vida de felicidades.

Nesta páscoa ... A vida vai brotar de novo, e nós continuaremos a vivenciar o amor de Deus!!!



" Cristo morreu e ressuscitou para ser Senhor dos vivos e dos mortos. Rom 14.9

Por entre aquelas nuvens negras da morte, rompeu Jesus; sobressaiu, foi brilhar mais além,

Venceu tudo e de tudo triunfou (para nos ensinar que pior que seja a situação poderemos triunfar também)!!

De repente, iluminou toda nossa vida, com uma luz que iluminava o mundo.

Sinta isso...

Jesus apareceu com a Sua Luz e deu para você Vida! VIDA ABUNDANTE!!

Ressuscitou e faz ressuscitar a sua alma, seus sonhos, sua felicidade..





Feliz Páscoa!



Izabel Antunes

Em Jesus somos fortes

Em Jesus somos fortes

FORTE: Que tem força ou robustez

QUANDO ESTAMOS SEM FORÇA, EM JESUS SOMOS FORTES

EU ME ALEGRO TAMBÉM COM AS FRAQUEZAS, OS INSULTOS, OS SOFRIMENTOS, AS PERSEGUIÇÕES E AS DIFICULDADES PELOS QUAIS PASSO POR CAUSA DE CRISTO. PORQUE, QUANDO PERCO TODA A MINHA FORÇA, ENTÃO TENHO A FORÇA DE CRISTO EM MIM.

2 Coríntios 12.10 (bntlh)

...Porque, quando sou fraco, então é que sou forte... Essa fortaleza não podia ser encontrada no próprio apóstolo; não estava em foco a sua força, e, sim, o poder de Cristo, conforme encontramos no nono versículo deste capítulo; pois o poder de Cristo tomava conta do apóstolo quando ele se achava fraco em si próprio. (nti)



NA TRISTEZA? DEUS NOS DÁ ALEGRIA E FORÇA

A nossa vida é repleta de livros de regras, mas os autores nunca estão conosco para ajudar-nos a segui-las. Deus está! Esta é a singularidade da nossa Bíblia. Deus não somente ensina as regras e as diretrizes, mas também permanece conosco diariamente, para fortalecer-nos de forma que possamos viver de acordo com as suas regras. Tudo o que devemos fazer é convidá-lo a fazer parte de nossa vida e responder positivamente à sua direção. (beap)

VIVAMOS CONTENTES, JESUS NOS FORTALECE

SEI O QUE ESTAR NECESSITADO E SEI TAMBÉM O QUE É TER MAIS DO QUE É PRECISO. APRENDI O SEGREDO DE ME SENTIR CONTENTE EM TODO LUGAR E EM QUALQUER SITUAÇÃO, QUER ESTEJA ALIMENTADO OU COM FOME, QUER TENHA MUITO OU TENHA POUCO. - COM A FORÇA QUE CRISTO ME DÁ, POSSO ENFRENTAR QUALQUER SITUAÇÃO.

Filipenses 4.12,13 (bntlh)

Você é capaz de manter a alegria (estar contente) perante qualquer circunstância que tenha de enfrentar? Paulo sabia como permanecer contente, quer tivesse abundância, quer estivesse passando necessidades. O segredo estava em aproveitar o poder de Cristo para obter a força necessária.



JESUS NOS ASSISTE E NOS REVESTE DE FORÇA

MAS O SENHOR ME ASSISTIU E ME REVESTIU DE FORÇAS, PARA QUE, POR MEU INTERMÉDIO, A PREGAÇÃO FOSSE PLENAMENTE CUMPRIDA, E TODOS OS GENTIOS A OUVISSEM; E FUI LIBERTADO DA BOCA DO LEÃO.

2 Timóteo 4.17 (ara)

No grego temos o verbo “endunamoo”, que significa “fortalecer”, “conferir forças”. A Paulo foi dada coragem interna a fim de nada temer em presença de seus julgadores; e isso se tornou manifesto em sua palavra e em seu testemunho ousado.

Em períodos de teste severo, ou em tempos de crise, em nosso ministério, sem importar como se manifestem essas dificuldades, precisamos da “assistência divina”. Normalmente Deus nos proporciona tudo o que necessitamos para lutar e vencer.







FORTALECIDOS COM PODER DO ESPÍRITO SANTO

PARA QUE, SEGUNDO A RIQUEZA DA SUA GLÓRIA, VOS CONCEDA QUE SEJAIS FORTALECIDOS COM PODER, MEDIANTE O SEU ESPÍRITO NO HOMEM INTERIOR. Efésios 3.16

Ter nosso “homem interior” fortalecido, “fortalecido com poder” pelo Espírito, é ter nossos sentimentos, pensamentos e propósitos colocados cada vez mais sob sua influência e orientação, de tal maneira que o Espírito possa manifestar seu poder através de nós, em medida cada vez maior. O propósito desse fortalecimento pelo Espírito é quádruplo: (1) que Cristo estabeleça a sua presença em nossos corações (vv. 16,17; cf. Rm 8.9,10); (2) que sejamos fundamentados em amor sincero a Deus, a Cristo e ao próximo; (3) que compreendamos e experimentemos em nossa vida o amor de Cristo (vv. 18,19); (4) que sejamos “cheios de toda a plenitude de Deus” (v.’9), i.e., que a presença de Deus nos encha de tal modo que reflitamos e manifestemos, desde o íntimo do nosso ser, o caráter e a estatura do Senhor Jesus Cristo (cf. 4.13,15,22-24).



FORTIFIQUEMO-NOS NA GRAÇA DE JESUS

TU, POIS, MEU FILHO, FORTIFICA-TE NA GRAÇA QUE HÁ EM CRISTO JESUS. - 2 Timóteo 2.1 (arc)

Como alguém pode ser fortalecido com um favor especial? Tal “favor especial” se refere à graça, um favor de Deus não merecido por nós. Assim como somos salvos pela graça de Deus (Ef 2.8,9), devemos viver por ela (Cl 2.6). Isto significa confiar completamente em Cristo e em seu poder, e não tentando viver para Cristo apenas através de nossas próprias forças. Receba e utilize o poder de Cristo. Ele lhe dará forças para fazer a sua obra.



FORTALEÇAMO-NOS, JESUS VOLTARÁ

VIGIAI, ESTAI FIRMES NA FÉ, PORTAI-VOS VARONILMENTE E FORTALECEI-VOS. – TODAS AS VOSSAS COISAS SEJAM FEITAS COM CARIDADE. - 1 Coríntios 16.13,14




É como se Paulo lhes tivesse dito: “Fortalecei-vos no espírito, para que sejais bons representantes da causa de Cristo, para que sejais vitoriosos juntamente com aquele que comprou homens para si”. (nti)

Enquanto os coríntios aguardavam a próxima visita de Paulo, deveriam permanecer direcionados a (1) ficar em alerta contra os perigos espirituais, (2) permanecer firmes na fé, (3) ser corajosos, (4) ser fortes e (5) fazer tudo com generosidade e amor. Hoje, enquanto esperamos pela volta de Cristo, devemos seguir as mesmas instruções



Fortifica-te então na graça que há em Cristo Jesus.



Bell – Projeto Benção em Ação

Deixe Deus fazer Proezas

Sei, que a maioria de nós está limitando Deus em nossas vidas, contentando-nos com o mínimo, quando Deus deseja “derramar água sobre o sedento, e torrentes sobre a terra seca” (Isaías 44:2). Estamos tão acostumados com o mundo corrupto ao nosso redor que esquecemos totalmente que Jesus, falando de nós ao Pai, disse: “Eles não são do mundo como também Eu não sou” (João 17:16). O que estou querendo dizer com isso? Que você precisa despertar para a herança que Jesus conquistou por você e deixar de viver sob opressão, mendigando, e suplicando, por socorro, como se Deus tivesse esquecido de você, e aceitando toda e qualquer circunstância adversa. Lembre-se de que o Jesus a quem serve multiplicou “cinco pães e dois peixes” ao ponto de se “fartaram cinco mil homens”, e as sobras encheram “doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe” (Marcos 6:43).

Como é fácil acomodar-se nas bênçãos já recebidas de Deus, esquecendo-se de que o amor de Deus por nós não conhece limites! Observe o que Deus diz:

“Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e as extremidades da Terra por tua possessão” – Salmo 2:8.

“Na tenda dos justos há voz de júbilo e de salvação: a destra do Senhor faz proezas. A destra do Senhor se eleva, a destra do Senhor faz proezas. Não morrerei; antes viverei, e contarei as obras do Senhor" - Salmo 118:15-17.

Querido irmão, quero incentivar você a ser mais positivo, ousado, no exercício da sua fé, para que Deus possa mostrar a todos do seu convívio a grandeza da Sua graça para conosco, em Cristo Jesus. Por que limitar a operação de Deus em sua vida? Na medida em que você 'pede’, em que ‘requer algo’ de Deus, você Lhe dá a condição de agir sobrenaturalmente e demonstrar o poder do Reino em sua vida.

Nosso Deus não falha!



Bell

Projeto Benção em Ação

CHAMADOS OU ESCOLHIDOS PARA PROSSEGUIR

''prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus''(Fil 3.14)

Nas olimpíadas, uma das experiências mais interessantes que os atletas têm é a conquista do prêmio de cada competição. Os que lutam pela vitória vão até o fim. Persistem. Não desanimam. Dão o melhor de si. Usam todas as forças que têm. Ultrapassam os obstáculos. Vencem o cansaço. Assim, alcançam o prêmio.

Na vida cristã, temos o mesmo desafio: somos convocados a prosseguir para o alvo. Existe o prêmio maior: a vida eterna. O verdadeiro atleta de Cristo está de olho nesse prêmio. Passa por lutas, dificuldades, perseguições, enfermidades, tristeza, mas não desiste. Persevera. Prossegue na competição. Sabe que existe uma carreira à sua frente.

A cada momento que passa, seus olhos estão voltados para aquele que é o Autor e Consumador da fé. Aí vence. Não fica para trás. Não se embaraça com os negócios desta vida. Sabe que vale lutar pelo prêmio. Por isso, não pára.. Fixa-se no alvo. E em Cristo sai vitorioso.

No mundo de hoje, somos desafiados, como crentes em Cristo Jesus, a prosseguirmos para o alvo. A jornada é difícil, mas não podemos perder de vista o fato de termos uma carreira pela frente. É a carreira espiritual. E, como atletas de Cristo, devemos:

a) esforçarmo-nos pelo prêmio. Paulo orienta: ''Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só é que recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis''. (1 Co 9.24);

b) Vencermos os obstáculos. O apóstolo também observa: ''...corríeis bem: quem vos impediu de continuardes a obedecer a verdade?''; c) E mais, temos que estar conscientes de que quem nos promete a vitória é o Senhor. Nossa conclusão deve ser a mesma do apóstolo.

Cada atleta deve dizer: "Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda''. (2 Tm 4.8) Por isso, vale a pena mantermos nosso compromisso: prosseguir para o alvo, pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.

Para tanto, que Deus nos abençoe.

Bell

Projeto Benção em Ação