domingo, 21 de fevereiro de 2010

Quando Deus está em Silêncio!

Quando Deus está em Silêncio!’ ESPERE" Porque desde a antigüidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que opera a favor daquele que por ele espera" Isaías 64:4



Espera tu pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu coração; espera, pois, pelo Senhor. · Salmos 131:3 Espera, ó Israel, no Senhor, desde agora e para sempre

Espera, no Senhor! pois com o Senhor há benignidade, e com ele há copiosa redenção; Descansa no Senhor, e espera nele; não te enfades por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa maus desígnios.

· Portanto, irmãos, sede pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas.

· Minha alma, espera silenciosa somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.

· Pois a visão é ainda para o tempo determinado, e se apressa para o fim. Ainda que se demore, espera-o; porque certamente virá, não tardará.

Quando desciam para a extremidade da cidade, Samuel disse a Saul: Dize ao moço que passe adiante de nós (e ele passou); tu, porém, espera aqui, e te farei ouvir a palavra de Deus.

·



bell

SEGURANÇA EM DEUS NAS CRISES DA VIDA

Todos nós estamos sujeitos a passar por momentos críticos em nossas vidas, seja como indivíduos, igreja ou nação! Mas essas crises podem ser momentos ricos em nossas vidas. Elas representam ameaças (inimigos) e oportunidades (ação de Deus). Quando focalizamos a nossa atenção nas oportunidades, vencemos os inimigos (de toda ordem) e crescemos em maturidade.

O Salmo 46 sugere uma vitória do povo de Deus (Israel) numa experiência de profunda crise nacional. Em todas as crises o povo de Deus foi vitorioso pela intervenção direta e poderosa de Deus.

O Salmo 46 nos ensina que podemos ser vitoriosos nas crises da vida e ter segurança em Deus porque Ele vem em nosso auxílio. É mas uma a oportunidade para a ação divina que levou o povo a ter vitória e segurança em Deus.

Por que podemos ser vitoriosos e ter segurança em Deus nas crises da vida?



I - PORQUE DEUS É NOSSA FORTALEZA INDESTRUTÍVEL (46.1-3)

O que é fortaleza? Fortificação; local fortificado; Forte; Castelo. Outros sentidos: Qualidade ou virtude dos fortes; Força moral, energia, firmeza, constância. O nosso Deus é uma fortaleza indestrutível!

Deus é para nós uma FORTALEZA ACESSÍVEL (46.1). "Socorro bem presente..." De acordo com Jeremias 23.23-24, Ele é o Deus de perto, o Deus de longe, ninguém se esconde dele porque ele enche os céus e a terra. Ele é o Deus onisciente e sempre presente

Deus é para nós uma FORTALEZA SEGURA (2-3). Em Deus estamos sempre seguros. "Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; " (Salmo 46.2-3; Salmo 93.3-4).

(Fortaleza:

A virtude da fortaleza torna a vontade férrea, de aço, inflexível perante as dificuldades, os desânimos e os problemas, pequenos ou grandes, da vida de todos os dias.

Resistir às dificuldades Dizíamos que uma pessoa que vive esta virtude, em primeiro lugar, resiste às influências prejudiciais, suporta as dificuldades que encontra. Esta é a primeira faceta da virtude: resistir às dificuldades, suportar as lutas.)

Porque Deus está sempre presente Salmo 46.7 . Como em cada crente, pois o corpo do crente é templo do Espírito Santo (1 Co. 6.19).

Somos fontes que abençoamos o mundo através da presença do Deus trino que habita em nós (João 14.23 4.13-14; 7.37-39). Além de experimentarmos segurança em Deus mesmo nos momentos de crise, as bênçãos de Deus jorram para o mundo através de nós!

O Deus que nos dá plena segurança (o nosso refúgio).



Bell

Projeto Benção em Ação

Não Desista‏

Paz no poder do Senhor,



Não Desista, se a luta é grande a vitória será ainda maior!

Em Lucas capítulo 5, os pescadores tinham desistido de pescar naquele dia, pois o trabalhado da noite toda havia sido vão; apesar de todo o esforço, nada conseguiram. Nesse ínterim, surge o Mestre amado. As coisas logo começariam a mudar.

O Senhor Jesus entra no barco, pede que o afastem um pouco da margem e, usando-o como púlpito, começa a ensinar a multidão. Quando acaba de falar, diz a Simão que vá para o mar alto e que lance as redes para pescar. Simão poderia ter questionado, pois era um pescador profissional e não um aventureiro. No entanto, ele apenas comentou: “trabalhamos a noite toda e nada apanhamos, mas sobre tua Palavra lançaremos a rede”. Ao fazerem isso, colheram uma grande quantidade de peixes.

E hoje, quem já está lavando as redes? É aquela mulher que já desistiu, ou o homem que já desistiu de ser pai, pois tentaram a vida toda e não conseguiram. A verdade é que tem muita gente desistindo de algo que poderia ser uma bênção.

Vamos prestar atenção na mensagem: (1) o Mestre entrou no barco; deixe Jesus entrar na sua vida. (2) Ele ensinava; deixe-O falar ao seu coração, fique atento às pregações, pois é aí que o Senhor ensina, mas nem sempre estamos prestando atenção. Sabe aquela mensagem durante a qual nos distraímos? Pois é, o Senhor estava justamente querendo nos ensinar algo, e perdemos. É por isso que desistimos de alguma coisa boa e achamos até que Deus não queria aquilo na nossa vida. (3) Obedeceram a palavra do Mestre, mesmo conhecendo a dificuldades (4) Lançaram a rede, ato de fé.(5) Apanharam uma grande (benção) quantidade de peixes. (6) Vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, reconhecimento, gratidão.

Amigos, parem de lavar as redes, voltem para o barco e prestem mais atenção nos ensinamentos. Depois orem, lancem as redes, pois a luta pode ser grande, mas a vitória será maior.

Quando Jesus é o Senhor, isto é, quando Ele está no comando, as coisas funcionam. Ore, sempre sobre a Palavra do Senhor, debaixo da Sua ordem, com o ensinamento no coração.

Até a próxima, esperando que as suas redes venham a estar cheias de peixes e que o Senhor Jesus seja glorificado na vida de você.

Em Cristo



Bell

A Importância da Oração

Texto: Mc 1.32-39 -Textos Complementares: Fl 4.6; 2 Co 3.4-5; Mt 26.39; At 16.9-10; Pv 3.5-6; Sl 139.23-24; Jo 16.8 2 13.



Introdução: depois de um grande acontecimento e antes de novos desafios. Jesus sempre encontrava com Deus por meio da oração. Ela ocupava o lugar central na vida do Mestre, como observaremos nesta lição.





1 – A Oração Após Acontecimentos Importantes da Vida



A Bíblia relata o êxito conquistado por Jesus ao pregar o Evangelho na cidade onde se encontrava, havendo expulsado dela muitos demônios e curado vários enfermos.

Aquele tempo de oração, portanto, foi uma oportunidade maravilhosa para render a Deus toda a gratidão, e todo o louvor pelos grandes feitos operados em favor da multidão (Fl 4.6 “... Com ações de graças”).

O nosso tempo devocional também pode ser um recurso divino para nos livrar de qualquer possibilidade de glória pessoal. Quando não reconhecemos o verdadeiro Autor da obra, deixamo-nos seduzir pela soberba, prepotência e orgulho.

Não há melhor lugar para crucificar o ego do que no ambiente secreto da oração e da intimidade com Deus. Ali Ele se nos revela como a fonte de toda a bênção e virtude.

Em outras ocasiões Jesus enfrentou situações não tão agradáveis como as relatadas nesta lição. Perseguição, injúria, ódio, por parte de Seus oponentes, fizeram do lugar de oração uma oportunidade para cura e restauração de Sua alma. Dali, certamente, muitas vidas foram liberadas por meio do perdão divino que fluía de Seu coração.



2 – A Oração Antes dos Novos Desafios da Vida



Jesus não se sentiu no direito de “deitar-se em berço esplêndido”, só pelo fato de haver conseguido uma grande vitória no dia anterior. O tempo de oração passado a sós com Deus, não apenas O ajudou olhar para trás e ver o que de bom havia acontecido, como também a olhar para frente, a fim de ver os novos desafios que O aguardavam adiante.

Se Jesus não tivesse o hábito de recorrer a Deus pela oração, não teria como saber se ficava ali mais um pouco, ou se partia para outros lugares. A necessidade do momento, o pedido dos discípulos e o clamor da multidão podiam ofuscar-lhe a visão do que Deus realmente queria para àquela hora.

No tempo passado a sós com Deus, Ele sempre nos aponta a direção segura a tomar. Por meio dessa vida de intimidade com o Pai, adquirimos a sensibilidade espiritual necessária para percebermos onde se manifestam as reais necessidades, de acordo com a ótica divina, e não a nossa. Assim nos livramos dos espíritos de comodismo e ativismos, tão prejudiciais para o avanço do Evangelho (At 16.9-10).

O mesmo se aplica às questões pessoais, que terão um encaminhamento todo especial quando colocarmos a oração em primeiro lugar (Pv 3.5-6).



3 – A Oração e a Confirmação de um Propósito de Vida



Durante aquele glorioso período de oração, Deus pôde renovar-Lhe o chamado e o propósito de Sua vida.

Jesus sempre esteve consciente da Sua missão na terra. Mas foi a Sua intensa e perseverante busca pela presença do Pai, que o manteve sóbrio, dentro do propósito original sem se desviar para a direita ou para a esquerda.

Vivemos num mundo em que constantemente está nos oferecendo opções de vários caminhos a seguir. Nossa atenção é traída por palavras, visões, acontecimentos diversos. Se não tivermos o devido cuidado, pouco a pouco, nos distanciaremos do propósito original, enveredando-nos por outros caminhos, aparentemente bons.

A oração, contudo, tem o poder de liberar a ação do Espírito Santo em nosso interior, para fazer a sondagem necessária dos caminhos que existem dentro do coração (Salmo 139:23,24). É o Espírito quem identifica as motivações indevidas, o engano, a visão paralela e o pecado. Ao revelar essas coisas no nosso íntimo, graciosamente Ele nos conduz ao arrependimento e à Verdade, para que não mais andemos enganados à respeito dos nossos caminhos (João 16:8 e 13). Na oração, ajustamos o foco da nossa visão e temos condições de dizer com firmeza a que viemos.



Não podemos apenas aprender sobre oração; precisamos vivê-la. Separe agora um tempo de qualidade para estar a sós com Deus, e perceba quantas coisas novas serão reveladas ao seu coração, como resposta à sua busca.



Bell

Projeto Benção em Ação

TOCANDO A ALMA PARA CURAR O CORPO

Versículo > “Jesus ficou com muita pena dele, pôs a mão sobre ele e disse: Sim, eu quero. Você está curado”. (Mc 1.41).



Introdução: A lepra era uma doença terrível nos tempos bíblicos. Não somente por causa do sofrimento físico, mas pela agonia emocional que seu portador experimentava, tendo que se afastar da sociedade para viver isoladamente. A alma do leproso, geralmente, era mais enferma do que o seu corpo. Sua solidão o deixava em estado de permanente tristeza. Jesus sabia, portanto, que a cura daquele homem devia se processar, primeiro, em sua alma, para depois se manifestar em seu corpo. Vejamos como Ele lidou com este problema.



1 – Jesus Desejou Curá-lo – É óbvio que Jesus desejou curar aquele homem, como curou a muitas outras pessoas. Veja que o doente se aproximou d´Ele implorando que algo se fizesse a seu favor, mas como uma certa dose de desconfiança. Talvez ele pensasse na possibilidade de estar diante de mais um que não desejasse fazer-lhe qualquer coisa, como a grande maioria que o via todos os dias.

A coisa mais comum na vida de um leproso era se deparar com pessoas que queriam mais estar longe dele, do que prontas a ajudá-lo. Muitos, quando viam se aproximar alguém com uma doença assim gritavam em voz alta, dizendo: “um leproso!!!”, “um leproso!!!” e, em seguida, atiravam pedras para mantê-las à distância. Por essa razão, ele disse: Se quiseres...”

Mas Jesus queria curá-lo. Glória a Deus!!!

Isso demonstra que não há barreiras criadas pelo homem, que o amor divino não esteja disposto a derrubar. Ele veio realmente buscar e salvar o que se havia perdido (Lc 19.10).



2 – Jesus se Compadeceu Dele – O que a alma daquele homem mais precisava naquele momento, não era de pessoas que gritassem desesperadamente: “leproso!!! ... leproso!!! ... leproso!!!”. Muito menos de pedras que o colocassem mais adiante ainda dos outros. Ele precisava de alguém que simplesmente o amasse. Não queria mais ser conhecido como “o leproso”, mas como alguém “limpo”.

Jesus se compadeceu dele, vendo sua agonia e o intenso desejo de ser diferente do que era.

Muitos hoje, também não querem mais ser conhecidos com o título de “drogados”, “viciados”, “bêbados”, “prostitutas”. Eles querem apenas conhecer alguém que se compadeça do triste estado em que se encontram, e que faça algo para mudar a sua realidade de vida.

A compaixão de Jesus sempre moveu a mão de Deus para coisas tremendas

e no caso do leproso, não foi diferente.



3 – Jesus o Tocou – Um toque de cura. O leproso recebeu um toque cheio de graça, de unção, de compaixão e de misericórdia. Jesus o tocou como há muito tempo ele não era tocado. Desta vez não foi o toque das pedras ou pedaços de pau. Foi um toque de amor no físico, profundo o suficiente para alcançar sua alma ferida, e seu espírito morto.

O toque físico curou-o da sua horrível lepra. O da alma libertou-o da rejeição sofrida durante todos os anos da sua vida. O toque do espírito fez dele um novo homem de coração limpo. Tão limpo se tornou, a ponto de desejar ardentemente anunciar por toda parte o que Jesus havia feito por ele.

Quando o Senhor o tocou, todos os anos em que estivera confinado ao seu mundo solitário, chegaram ao fim. Ele estava livre da doença física, bem como da enfermidade da alma. Por isso desejava estar na companhia das outras pessoas, anunciando as verdades do Evangelho, sem impedimento algum.



Conclusão – Jesus precisou demonstrar àquele leproso que o maior desejo do Seu coração era o de curá-lo e libertá-lo daquele mal. Tocando em seu corpo, sem preconceito e sem medo de contaminação, pôde mostrar-lhe o quanto o amava e estava interessado nele. Depois de abrir o coração para o grande amor divino, o homem saiu daquela experiência totalmente curado, em todos os níveis de sua vida.



Aplicação – Não importa o tipo de doença que você tenha ou pecado que haja cometido. Jesus deseja perdoá-lo e curá-lo agora mesmo. Creia que neste exato momento Ele está se dirigindo a você para tocar sua alma e seu corpo, trazendo toda cura que você necessita.





Bell

UMA GERAÇÃO DE AGUIAS PARTE I

Texto Bíblico:



Provérbios 23:5 - " Porventura fixarás os teus olhos naquilo que não é nada? porque certamente criará asas e voará ao céu como a águia."

Estamos em nosso terceiro estudo nesta Campanha maravilhosa: Uma Geração de Leões e Águias. Hoje vamos ver sobre o desafio de sermos como Águias diante de Deus, de nós mesmos e das outras pessoas.

No mundo inteiro, a águia é símbolo de nobreza. Pela sua força, alteza e vigor, ela desponta-se como campeão indiscutível deste símbolo de grandeza. A águia é forte, viva, corajosa, vencedora, símbolo daqueles que esperam no Senhor. O povo de Deus é como a águia. É um povo forte. É um povo guerreiro. É um povo que triunfa sobre as tempestades. É um povo vencedor. É um povo que não retrocede diante das dificuldades da vida, não teme o perigo, nem se intimida com as ameaças do diabo. É um povo que marcha altaneiramente, segundo as leis do céu, rompendo barreiras, vencendo grilhões, conquistando as alturas, e refugiando-se no Deus Todo-poderoso.

Ë preocupante, entretanto, perceber que existem, hoje, muitas pessoas vivendo um projeto diferente de vida. Ao contrario da águia, são tímidas, fracas, impotentes, dominadas pelo medo.


É lamentável constatar como tantos cristãos vivem dominados pelo complexo de inferioridade, esmagados pela prejudicada auto-estima, com a auto-imagem achatada. São pessoas que vivem amargando e curtindo um profundo sentimento de auto-repúdio e desvalor. Esses olham para dentro de si mesmos e enxergam-se com lentes embaçadas e olhos míopes, tendo de si mesmos os conceitos mais distorcidos e descalibrados.

O caminho da águia é no céu (Pv.30:19). Ela não foi criada para viver arrastando-se nos vales da vida e nas depressões da terra. Deus a criou para as alturas. Com base nesse fato, destaco algumas lições da mais alta importância para sua reflexão.



1- A águia voa alto. Ela tem vocação para as alturas, ela é a rainha do espaço, ela não é como inhambu que vive levando tiro na asa, presa fácil dos caçadores porque só voa baixo. Há muitas pessoas que vivem também num plano muito inferior, voando baixo demais e sofrendo ataques de todos os lados porque não saem das zonas de perigo, vivem pisando em terreno minado, com os pés no território do adversário.



2- A águia voa cada vez mais alto. Ela tem uma característica muito interessante. Quando ela faz seu segundo vôo ele é mais alto do que o primeiro. Quando ela faz o seu terceiro vôo, ele é mais alto do que o segundo, ela sempre se esforça para voar cada vez mais alto, com isso ela tem uma lição muito profunda a nos ensinar, Se os que confiam no Senhor são como a águia, então nós não precisamos ter uma vida de altos e baixos. A muitos cristãos que são instáveis demais. Sua fé oscila como a onda do mar. Não se firmam, não crescem, não amadurecem, são reincidentes em repetidas quedas.



3- A águia voa acima da tempestade. A águia ainda nos encima uma terceira lição: sempre que divisa no horizonte a chegada de uma ameaçadora tempestade, sempre que vê as nuvens escuras e os relâmpagos riscando o céu, sempre que ouve o ribombar dos trovões, ela agiganta ainda mais os seus esforços e voa com intrepidez para as grandes alturas, pairando acima da tempestade, onde sobrevoa em perfeita bonança, temos também, em nossa jornada muitas tempestades. Muitas delas são ameaçadoras e perigosa é insensatez viver abaixo e sofrer os efeitos catastróficos da tempestade. O segredo na hora da crise é voar um pouco mais alto e agasalharmos debaixo das assas do Deus uni potente. Ele é a nossa torre de libertação. Ele é o nosso auto-refugio. Ele é o nosso esconderijo seguro, ele é o nosso abrigo no temporal.



4 - A águia é transparente, ela tem uma capacidade fantástica de voar em linha reta como uma fecha, como um projétil. Seu vôo não é em círculo, nem sinuoso. Que lição isto nos comunica ? Os que esperam no Senhor precisam também voar em linha reta, ou seja, precisam ser transparentes e íntegros. A vida do cristão não pode ter sinuosidades, não pode ter nada escondido e secreto, o cristão é filho da luz e deve viver na luz, sem máscaras e sem disfarces, nossa palavra precisa ser sim, sim; não, não.



5- Em círculo não, para frente. A águia voa reto porque tem um alvo definido. Ela sabe de onde veio e para onde vai. Ela não vive sem rumo, sem referencial, sem destino certo. Ela voa para frente. Não esta perdida existencialmente. Não vive estagnada como a preguiça. Não anda para trás como o caranguejo. Revela no seu vôo desenvolvimento, progresso, crescimento, avanço. A pessoas que diferentemente da águia, são como o urubu. O vôo do urubu não é em linha reta, mas em círculo. Ele voa para lugar nenhum, ele voa sem Avançar para frente, sem progredir.



6- Visão integral. A águia tem a capacidade de enxergar em todas as direções, por todos os ângulos em todas as perspectivas. Ela enxerga para frente, dos lados e, com pequeno esforço da cabeça, também enxerga para trás. Ela enxerga num raio de 360 graus. Sua visão é global. Ela vê tudo, percebe os detalhes e toma sempre a melhor direção, quando a bíblia diz que somos como águia, ela tem algo a nos ensinar quanto a esta matéria. Os que esperam no Senhor precisam ter uma visão abrangente e dilatada das coisas. O cristão não pode ser uma pessoa bitolada, de mente estreita. Ele não pode apenas enxergar seu micro universo como se estivesse olhando para um tubo.



7- Pleno discernimento. A visão é um dos prodígios mais fantásticos da criação. Nosso olho é mais complexo do que a mais intricada invenção humana. O olho é um dos órgãos mais extraordinários do corpo. Segundo o famoso oftalmologista John Wilson, temos mais de 60 milhões de fios duplos encapados em cada olho. Nosso olho é infinitamente mais sofisticado que a mais modernas câmaras de imagens que o homem já inventou. Uma das coisas mais interessantes que temos em nossa visão é a capacidade de, num quadro geral, focar um ponto especifico, concentrando nossa atenção nele, sem perder a imagem global do cenário.





8- Precisamos ter uma clara visão do alto. A águia é a única ave que pode mirar o sol de frente sem ficar deslumbrada.Deus quer que os seus filhos vejam o que os outros não podem ver.



9- Liberdade sim, cativeiro não. A águia é uma ave que ama a liberdade. Ela tem intimidade com as alturas. Não sabe viver em cativeiro. Não consegue viver em gaiolas. Não sobrevive enjauladas em zoológicos. Ela morre mas não fica cativa, ela não aceita outra condição para sua vida se não a liberdade. Nós também fomos chamados para a liberdade. Para a liberdade foi que Deus nos libertou (Gl. 5:17).



10- Os cristãos não podem viver cativo com medo do diabo. Ha cristão que vivem roendo as unhas, tremendo, assustados, com medo do diabo. Sentem-se acuados. Perde a alegria da comunhão com Deus de tanta preocupação que tem com o diabo.



Conclusão



Oremos para que Deus nos de a completa consciência de que somos águias neste mundo e, portanto devemos viver como tal



Bell
Projeto Benção em Ação

Personalidade do Espírito Santo.

Quando pensamos em personalidade devemos pensar em qualidade pessoal, caráter essencial e exclusivo de uma pessoa e aquilo que a distingue de outra. A personalidade tem haver, também, com os atributos da pessoa. Veremos que o Espírito Santo é uma pessoa, portanto, tem sua personalidade como as outras pessoas da Trindade, o Pai e o Filho Jesus Cristo.
Veremos primeiramente as características que evidenciam que o Espírito Santo é uma pessoa:

1. Ele é inteligente.

Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. (1 Coríntios 2:10-11)

2. Ele tem emoções.

E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. (Efésios 4:30 )

3. Ele tem vontade.

Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente. (1 Coríntios 12:11)

4. Ele ensina.

Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. (João 14:26 )

5. Ele guia.

Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. (Romanos 8:14)

6. Ele comissiona.

Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. (Atos 13:4)

7. Ele dá ordens a homens.

Então, disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o. (Atos 8:29)

8. Ele age no homem.

Então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos. (Gênesis 6:3)

9. Ele intercede.

Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. (Romanos 8:26)

10. Ele fala.

Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; (João 15:26)
Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. (2 Pedro 1:21)

Além do que vimos até agora, outros relatos bíblicos deixam claro o fato de que o Espírito Santo é uma pessoa. Estes textos bíblicos reforçam a idéia que o Espírito Santo não é apenas um “vento” ou uma força espiritual. Ele é um ser totalmente pessoal. Observe:
1) Ele pode ser obedecido (At 10:19-21);
2) Pode-se mentir a Ele (At 5:3); 3)
3) Ele pode ser resistido (At 7:51);
4) Ele pode ser reverenciado (Sl 51:11);
5) Pode-se blasfemar contra Ele (Mt 12:31);
6) Ele pode ser entristecido (Ef 4:30);
7) Ele pode ser ultrajado (Hb 10:29).

Bell

HERANÇA DOS FILHOS DE DEUS – PARTE 5

Vamos recordar e obedecer a santa vontade de Deus, mencionada em sua palavra, afinal, somos filhos e temos nossos deveres e privilégios. Seguindo o estudo de I Pedro 3

ð Sofrendo como seguidores de Cristo 1Pe 3.13-4.19

I Pedro 3



I Pedro 3:1

CONDUTA:

Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres,


I Pedro 3:2

considerando a vossa vida casta, em temor.


I Pedro 3:4

O vosso adorno...mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas


I Pedro 3:7

Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.


I Pedro 3:8

Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes,


I Pedro 3:9

Não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção.


I Pedro 3:10

Pois, quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano;


I Pedro 3:11

aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a.


I Pedro 3:12



RECOMPENSA:

Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atento à sua súplica; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.


I Pedro 3:13

Ora, quem é o que vos fará mal, se fordes zelosos do bem?


I Pedro 3:14

Mas também, se padecerdes por amor da justiça, bem-aventurados sereis; e não temais as suas ameaças, nem vos turbeis;


I Pedro 3:15



DEVERES:

antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós;


I Pedro 3:16

tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, fiquem confundidos os que vituperam o vosso bom procedimento em Cristo.


I Pedro 3:17

Porque melhor é sofrerdes fazendo o bem, se a vontade de Deus assim o quer, do que fazendo o mal.


I Pedro 3:18

Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no espírito;


I Pedro 3:21

Que também agora, por uma verdadeira figura - o batismo, vos salva, o qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo,


I Pedro 3:22

que está à destra de Deus, tendo subido ao céu; havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potestades.





Continuemos orando e suplicando força e ajuda do Santo Espírito para termos essa conduta e cumprirmos nossos deveres.

Deus vos abençoe!

Bell

Projeto benção em Ação

HERANÇA DOS FILHOS DE DEUS - parte 6

Olá, Confesso que eu estou sendo impactada com essas exortações, estou lendo, relendo, orando e aplicando em minha vida, porque como vc, almejo essa tão grande salvação em Cristo. Somente Deus sabe o pq deste ensino de Pedro neste inicio do ano de 2010, cabe a nós obedecermos. Estou apenas seguindo orientações do Senhor.



I Pedro 4



I Pedro 4:1

CONDUTA CRISTÃ E ALERTA:

Ora pois, já que Cristo padeceu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento; porque aquele que padeceu na carne já cessou do pecado;


I Pedro 4:2

para que, no tempo que ainda vos resta na carne não continueis a viver para as concupiscências dos homens, mas para a vontade de Deus.


I Pedro 4:3

Porque é bastante que no tempo passado tenhais cumprido a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias.


I Pedro 4:4

E acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós;


I Pedro 4:5

os quais hão de dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos.


I Pedro 4:6

Pois é por isto que foi pregado o evangelho até aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito.


I Pedro 4:7

Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração;


I Pedro 4:8

tendo antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados;


I Pedro 4:9

sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmuração;


I Pedro 4:10

servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.


I Pedro 4:11

Se alguém fala, fale como entregando oráculos de Deus; se alguém ministra, ministre segundo a força que Deus concede; para que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o domínio para todo o sempre. Amém.


I Pedro 4:12

Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse;


I Pedro 4:13

mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis.


I Pedro 4:14

Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória, o Espírito de Deus.


I Pedro 4:15

Que nenhum de vós, entretanto, padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se entremete em negócios alheios;


I Pedro 4:16

mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus neste nome.


I Pedro 4:17

Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e se começa por nós, qual será o fim daqueles que desobedecem ao evangelho de Deus?


I Pedro 4:18

E se o justo dificilmente se salva, onde comparecerá o ímpio pecador?


I Pedro 4:19

Portanto os que sofrem segundo a vontade de Deus confiem as suas almas ao fiel Criador, praticando o bem.


=Oráculos (são seres humanos que oferecem inspirações baseados em uma conexão com Deus)

Creio que Deus planeja criar uma nova estrutura em nós, nos renovar para a desfrutarmos toda a HERANÇA DOS FILHOS DE DEUS. Continuemos orando a palavra.

Na santa paz

Bell – Projeto benção em Ação

I Pedro 5

I Pedro 5:2

DEVERES:

Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade;


I Pedro 5:3

nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho.


I Pedro 5:4

E, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa da glória.


I Pedro 5:5

Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.


I Pedro 5:6

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;


I Pedro 5:7

lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.


I Pedro 5:8

Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;


I Pedro 5:9

ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo.


I Pedro 5:10

E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer.







Comentando ...I Pedro 5.8-11

“Sede sóbrios e vigilantes...” (I Pedro 5.8-11)

Pedro estava preocupado com as pessoas que estavam quase abandonando a fé por causa do sofrimento.Pedro escreve essa carta para encorajar os cristãos a darem genuíno testemunho de sua fé em meio ao sofrimento. – Pedro diz que o sofrimento pode ser usado pelo diabo contra o cristão

Veja bem: o diabo pode usar uma situação de sofrimento para devorar o cristão desprevenido. O cristão precisa saber que quando está vivendo uma situação de sofrimento ele é mais intensamente vigiado por Satanás, porque ele sabe que o cristão é mais frágil nessas situações. E à medida que o diabo vai observando, ele também vai rugindo, mostrando seu intento de atacar e devorar o cristão que está mais fraco.

O leão não é um animal que ruge o tempo todo. Existem alguns momentos específicos em que ele ruge; um desses momentos é o da caça. Quando ele vai caçar, ruge para afugentar as presas, notando qual é o animal mais fraco do rebanho. Ele nunca vai atacar o animal mais forte e saudável; Ele sempre ataca o animal mais fraco do rebanho. Mas veja bem: os rugidos não têm o objetivo de assustar, mas de provocar reações nos cristãos.

Esse rugido pode ser, por exemplo, um sussurro nos ouvidos. Se esse cristão reagir de modo contrário, ele continuará tentando mais sistemático e intenso, sussurrar-lhe outras palavras: O cristão que está mais fragilizado é alguém com muito maior probabilidade de ceder às tentações do diabo. O objetivo final do diabo é destruir (devorar) o cristão. em um processo gradual e definitivo, quando ele deixa de agir como cristão e passa a viver os padrões estabelecidos pelo mundo.

Pedro sabia dessa astúcia do diabo por experiência própria. Por isso, Pedro alerta os cristãos a não abandonarem a fé por causa do sofrimento; por detrás disso, Satanás está agindo, procurando afastar as pessoas de Deus. Contudo, as artimanhas e ciladas de Satanás não são a única razão para que os cristãos não abandonem a fé por causa do sofrimento. Pedro apresenta uma outras razões:



Quando você estiver sofrendo pelas mais variadas razões, lembre-se de que você não é um desafortunado, mas um amado de Deus. Os sofrimentos pelos quais você tem passado são maneiras belamente estranhas de Deus fazer bem à sua vida.

- Ele esta levado você de volta ao caminho dele, que é o caminho da vida, endireitando as suas veredas tortuosas. Se Deus não lhe houvesse mostrado o seu amor disciplinador, onde você estaria ainda?
- Ele tem ensinado você a ter compaixão dos outros que sofrem.
- Ele tem confirmado o valor da sua fé, por meios das tribulações pelas quais você passa.
- Ele tem aperfeiçoado o seu caráter.



Bell

Projeto Benção em Ação

ADOÇÃO como Filho de Deus – FILIAÇÃO ->HERDEIRO

Graça e paz,

Amados, para podermos entender melhor nossa posição de os herdeiros de deus, precisamos entender que fomos adotados, abaixo este pequeno estudo esclarece melhor:

Romanos 8:15
Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!

Romanos 8:16
O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus;

Romanos 8:17
e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

Romanos 8:23
e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoção, a saber, a redenção do nosso corpo

Gálatas 4:4
mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei,

Gálatas 4:5
para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.

Gálatas 4:6
E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.


a. Adoção é:
Outorgar a posição (direitos, privilégios, honras, ...) de filho de Deus; outorgar filiação (pôr na posição de Filho de Deus; adotar para dentro da família de Deus os homens que já foram feitos filhos de Deus).
- Regeneração é -> Adoção.
- Regeneração dá a natureza de filho de Deus, adoção dá a posição.
"Regeneração tem a ver com nossa mudança de natureza; justificação, com nossa mudança de situação [ante a lei]; santificação, com nossa mudança de caráter; adoção, com mudança em nossa posição [mudando de ser rejeitado, como inimigo, para ser amado, como filho]" (Evans).
"Na regeneração recebemos uma nova vida; na justificação, uma nova situação [ante a lei]; na adoção, uma nova posição [ou família]" (Thiessen).

b. Como a adoção por Deus se compara com a adoção terrestre
(1) Em ambas, é o pai que toma todas as iniciativas e ações que a provêem. Joã 3:16; ler depois: Isa 1:18 (serão tornados brancos como a neve).
(2) Ambas provêem uma herança a quem nada tinha nem nada merecia Rom 8:17 (acima); 1Ped 1:1-9.
(3) Ambas provêem um nome novo Apo 2:17. Ler depois: Joã 1:42 (Simão -> Cefas

c. Como a adoção por Deus excede a terrestre
(1) O homem nunca adota seu próprio filho, mas Deus só adota quem já foi feito Seu filho. Joã 1:12 + (Rom 8:15-16 e 8:23, acima).
(2) O homem sem filhos só se satisfaz ao adotar um, mas Deus tinha um Filho amado (Mat 17:5 [= Mat 3:17]) antes de nos adotar.
(3) O homem usualmente adota quem tem as melhores características, Deus só adota miseráveis pecadores, os que se vêm como os piores de todos 1Ti 1:15; Rom 3:10-18.
(4) O homem nunca pode dar sua natureza a quem adotar, Deus sempre a dá, dá mesmo a mente de Cristo 1Cor 2:16.
(5) O homem às vezes pode anular a adoção que fez, Deus nunca o faz, Seus adotados estão absolutamente seguros. Num 23:19; Rom 11:29; 2Ti 2:13

d. O adotado, perante a Trindade
a. Intimidade para com o Pai. "Aba, Pai" Rom 8:15 (muito acima). Este é um nome muito carinhoso, pessoal, íntimo, usado somente pelo filho comungando com o Pai. Somente Jesus tinha usado este nome antes Mar 14:36 (= Mat 26:42)

b. Iluminação pelo Espírito. Ele tanto nos guia (muito acima: Rom 8:14) como nos encoraja (muito acima: Rom 8:16).

c. CO-herdeiro com o Filho "...somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e CO-herdeiros de Cristo ..." Rom 8:17 (muito acima). Ler depois: Heb 2:11

e. Três tempos da adoção
- No conselho de Deus, a adoção foi determinada na eternidade passada. Muito acima: Efé 1:5;

- Na experiência pessoal, a adoção se tornou realidade para o crente no momento em que recebeu Cristo Gál 3:26; Gál 4:6 (muito acima); ler depois: Gál 4:1-7 (3-7 está lá em cima);

- O completamento da adoção será a glorificação dos corpos dos crentes (Quando? Os da atual dispensação, das igrejas locais: no Arrebatamento Rom 8:23 [muito acima]; Fp 3:20-21; Os do Velho Testamento e da Tribulação: ao final da Tribulação; Os do Milênio: infere-se que seja ao seu final)

f. Resultados da adoção
- Libertação da escravidão da lei. (muito acima: Rom 8:15; Gál 4:3-5);

- Recebimento do penhor da herança (o penhor é o próprio Espírito Santo!) Gál 4:6-7 (muito acima); Ler depois: Efé 1:11-14. Este penhor é o primeiro pagamento (da mesma qualidade e garantidor) da total herança que receberemos no Arrebatamento;

- Testemunho do Espírito, segurança. Muito acima: Rom 8:15-16; Gál 4:6;

- Comunhão com o Pai (ao filho que estiver apreciando as sublimes dádivas acima). Comunhão envolve:
. Espírito filial em relação ao Pai. Muito acima: Rom 8:15; Gál 4:6;
. Andar no Espírito. Muito acima: Rom 8:14; Ler depois: Gál 5:18;
. Crescente conformidade à imagem do Filho de Deus Rom 8:29;

- No futuro, após a glorificação do corpo, ser plenamente manifestado como filho Rom 8:19

Bell – Projeto Benção em Ação

AGORA, SOMOS FILHOS DE DEUS

Quando o Senhor nos chamou para a salvação, também nos concedeu nossa filiação eterna, ou seja, todo salvo é também filho de Deus, com todos os direitos, bem como herdeiro de todas as coisas.

"Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é." I Jo 3:2



1. Em posição: Criados à sua Imagem e Semelhança, Irmãos, Reis, Amigos, Filhos, Sacerdócio Santo, povo escolhido por Deus.



2. Em santidade.

a) Santos e sem mancha. - Ef 1:4

"assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor"

b) Um espírito com Ele. - I Co 6:17

"Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele."

c) A divindade, a santidade de Deus nos fez completos em Cristo. - Cl 2:9,10

"porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado(1) e potestade(2)."

d) Cristo se tornou da parte de Deus sabedoria, justiça, santificação e redenção. - I Co 1:30

"Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção(3),"

e) E, porquanto sois filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos vossos corações. - Gl 4:6

"E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!"



3. Pela primeira vez, Deus divide a sua Glória. O Pai se satisfaz em atender ao filho.

a) Para que todos sejam um, como Tu, ó Pai em mim e eu em Ti, que também eles sejam um conosco. -Jo 17:21

"a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós(4); para que o mundo creia que tu me enviaste."

b) A glória que me deste, eu lhes tenho dado, para que sejam um. - Jo 17:22

"Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos;"

c) Amaste a eles como também a mim. - Jo 17:23

"eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim."



4. Em autoridade: todo Poder me foi dado no céu e na terra (Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. - Mt 28:18).

a) Sobre os demônios. - Mt 10:5-8

Mc 16:17

"Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas;"

Lc 10:19

"Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano."

b) Sobre a enfermidade.

Mc 16:18

"pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados."

I Pe 2:24

"carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados."

c) Sobre o pecado.

Rm 6:11

"Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus."

Rm 8:10

"Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça."



5. Em Amor.

a) Pai, Tu os tens amado como também a mim. - Jo 17:23

"eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim."

b) Em amor nos predestinou e nos adotou por filhos. - Ef 1:4,5

"assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor
nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,"

b) Vede que grande amor nos tem concedido o Pai. - I Jo 3:1

"Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo."





PALAVRA FINAL:

Devemos viver como filhos de Deus, comendo o pão da mesa, vivendo com auto confiança e sabendo que já somos mais que vencedores, "ate que todos cheguem à unidade da fé e do pleno conhecimento do filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida de estatura da plenitude de Cristo" (Ef 4:13).

Bell

Projeto Benção em Ação

Um Refúgio Chamado Deus

Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio. A minha alma disse ao SENHOR: Tu és o meu Senhor... O SENHOR é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha sorte. As linhas caem-me em lugares deliciosos: sim, coube-me uma formosa herança. Louvarei ao SENHOR que me aconselhou; até os meus rins me ensinam de noite. Tenho posto o SENHOR continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei. - Salmo 16:1-9

Em que sentido Deus é refúgio? Do quê ele nos esconde?

Podemos usar a declaração do salmista de que Deus é seu refúgio como uma chave hermenêutica para a interpretação do salmo por inteiro. Quando me escondo em Deus, me protejo dos males que assolam a alma. Quando nos apresentamos diante de Deus em oração é como se o ‘mundo, o pecado e o diabo’ ficassem ‘do lado de fora’.

É interessante notar que Davi não pede que Deus o esconda em algum lugar ou que simplesmente o guarde ou o livre de algum mal. Ele pede que Deus o guarde Nele mesmo. “Deixe-me esconder em ti”.

Deus é refúgio contra o materialismo. O salmista diz: “Além de ti, não tenho outro bem”. Ora, é claro que Davi possuía bens materiais. Entretanto, quem tem Deus como refúgio, abriga-se de toda usura, cobiça e ânsia de adquirir coisas, pois tem em Deus seu maior patrimônio (v.2); seu sustento e sua herança (v.5).

Deus é refúgio contra o azar – Sorte e azar são vistos normalmente como frutos do acaso, da coincidência, do imponderável. Mas aquele que crê em Deus como refúgio tem uma sorte que não é fruto da aleatoriedade ou do acaso; mas uma sorte com fundamento – ‘Tu és o sustentáculo, o arrimo da minha sorte’ (v.5). Seu futuro é garantido.

Deus é refúgio contra a escassez - “Tu, Senhor, és a porção da minha herança”. Notável o fato de Deus como “porção” uma vez que Deus é a totalidade, é tudo. Mas na perspectiva do salmista, há porções diversas nesse mundo a serem escolhidas. A que lhe cabia era o “Senhor”. Quem escolhe uma ‘porção qualquer’ sempre fica de olho na porção do outro. Quem escolhe o Senhor como “sua porção”, de nada tem falta, de nada se ressente.

Deus é refúgio contra a solidão – E isso se dá de duas formas. Por um lado, o próprio Senhor é companhia – “Estou sempre diante da presença do Senhor. Ele está por perto e nada pode me abalar” E por outro, Deus provê a comunhão com os “fiéis da terra” - “Quão excelentes são as pessoas de fé em Deus! Meu maior prazer é estar com elas” – versão Good News Bible.

Deus é refúgio contra a ignorância – Quando não sabemos o que fazer podemos nos esconder em Deus, pois diz Davi: “Bendigo o Senhor que me aconselha e até de noite meu coração me ensina” (v.7). Quem tem Deus como refúgio, aprende até dormindo. Tem no sono, não um tormento, não um descanso do corpo apenas, mas um professor. Acorda com novas perspectivas, novos planos, nova disposição. E cientistas já comprovaram que o cérebro ‘armazena’ os conhecimentos adquiridos ao longo do dia enquanto dormimos.

Há um ditado: "Você precisa de alguém que te dê segurança, senão você dança, senão você se cansa...". Todos nós buscamos um esconderijo em algum ou em vários momentos da vida. Quando nos apresentamos diante de Deus, dizendo como Davi: "Tu és o meu Senhor", verdadeiramente encontramos muito mais que um esconderijo passageiro. Encontramos uma fortaleza de proteção, orientação, companhia e alegria incomparável de um Pai que ama!. Glorias a Deus.

Bell

Projeto Benção em Ação

FILHOS IMITADORES DE DEUS -Ef 5:1-4

Observe que o texto bíblico de hoje inicia-se com um mandamento: Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados. Imitar significa “fazer igual”, “agir como”.. O apóstolo Paulo nos lembra que somos “filhos amados” – todo filho amado procura imitar seu pai! Hoje estudaremos as qualidades do nosso Pai que devemos querer imitar.



1o. Imitemos o Pai em sua capacidade de amar. Leia novamente o verso 2 com seus discípulos: Vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício... Nosso Pai tem um amor sobrenatural e tamanho é este amor que Ele ofereceu a Jesus como um sacrifício por nós. É impossível duvidar do amor do Pai quando se conhece a extensão do sacrifício realizado por Jesus (Rm 5:8 Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.).



2o. Imitemos o Pai em seu caráter. Além do amor, os versos este trecho de Efésios nos descrevem o caráter do nosso Pai, que é santo. Leia a segunda parte do verso 3, onde o apóstolo afirma que precisamos rejeitar as coisas que não são adequadas aos santos (nós somos os santos!).

Ressalto ainda, que é o amor que leva Deus a perdoar nossos pecados e que imitando Deus, também seremos capazes de perdoar como Ele (I Pe 4:8).





a) Imitando nosso Pai, recusamos toda imoralidade sexual! Leia novamente o verso 3 e realce o que o apóstolo manda: que entre nós, os filhos de Deus, não se deve nem “mencionar” palavras de cunho imoral, malicioso. Se não é nem para mencionar, quanto mais praticar o que o texto chama de “imoralidade sexual”! A palavra “impureza” significa todo pecado que envolve sexualidade: adultério, fornicação, prostituição, pornografia. Lembre seus discípulos do texto já estudado em Efésios 4:18 e 19, onde Paulo descreve a maneira como as pessoas que não têm comunhão com Deus vivem, conseqüências do coração endurecido para a Palavra: depravados e ávidos pelas impurezas. Leve seus discípulos a declararem com você que seus corpos são santos, vasos para honra do Pai.



b) Imitando nosso Pai, nossa linguagem é diferenciada. A linguagem de uma pessoa revela seu caráter, seu coração. Jesus disse que a boca fala do que está cheio o coração (Mt 12:34). Assim, ao imitarmos o nosso Pai, nosso linguajar será contextualizado ao céu e espelhará nossa comunhão com o Espírito Santo. Efésios 5:4 afirma que um imitador de Deus não usará uma linguagem obscena, tola, imoral. Nossa versão nvi contém a expressão “gracejo imoral”. Isto nos lembra aquelas piadinhas infelizes... Fuja delas! Uma tradução mais antiga, poderá conter o termo “chocarrisse” no verso 4., “chocarrisse” é o mesmo que “gracejo imoral” (xô, chocarrisse!). Ao invés da linguagem inconveniente, o apóstolo recomenda-nos as “ações de graças”. O contrário das ações de graças é a murmuração – todas as vezes que murmuramos ofendemos o Senhor. Tal recomendação é bem detalhada em I Ts 5:16-18 Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para com vocês em Cristo Jesus. Ministre aos seus discípulos e leve-os a pedir a Deus que os ajude a reconhecer a graça do Senhor em todas as circunstâncias que venham a passar.



Concluo este estudo reafirmando que deves meditar na sua condição filhos amados de Deus.



Através de Jesus Cristo seja vitorioso.

Bell

Projeto Benção em Ação

TEMPO DE MUDANÇAS

Passei então a pesquisar o assunto e o Senhor me levou a um texto no livro de Samuel que me falou profundamente. Através da vida de Ana, mãe do profeta Samuel, aprendemos alguns segredos importantes para ter um a vida realmente feliz e abençoada. Nesta história, O Senhor me mostrou claramente que, antes de termos uma vida cheia de anos alegres e prósperos, é preciso termos um ano que eu chamei de “ano da mudança”, sem o qual, nossa vida se limitará a uma repetição contínua das mesmas tristezas e fracassos dos anos anteriores. Acompanhe comigo:

As 3 Fases Da Vida De Ana: Sua Vida Pode Mudar Para Melhor - I Samuel 1:1 a 28

A vida de Ana, mãe do profeta Samuel, pode ser dividida em três fases distintas: os anos da tristeza, o ano da mudança, e os anos da alegria.

Os Anos da Tristeza (V. 1 a 8)

Os anos da tristeza da vida de Ana eram marcados por 5 características:

1-Ausência dos milagres e do favor de Deus.- v.5b e v.6a –
Diz a bíblia que deus havia deixado Ana estéril, portanto, sem aquilo que ela tanto pedia e queria: filhos.

2-Presença do favor de Deus na vida das pessoas ao seu redor – v.2b e v.4 –
Além do sofrimento de Ana por não ter filhos, ela ainda tinha que conviver com o fato de que sua rival, Penina, tinha os filhos que ela tanto queria. Uma coisa é ficar sem seu milagre, outra coisa é ver todos ao seu redor recebendo suas vitórias e só você ficando “a ver navios”.

3-Afronta – v.6 e v.7b –
Outra característica destes anos de tristeza era a contínua afronta que Penina sempre fazia para entristecer Ana lembrando-a de que Deus se recusava a dar-lhe filhos ao passo que ela os tinha.
4-Depressão – v.7b e v.8 –
Diz a bíblia que o resultado da afronta de Penina foi que Ana entrou para uma profunda depressão, ao ponto de não comer, não sorrir, e só reclamar e chorar dia e noite.
5- Mesmice – v.7a -
A quinta última característica destes anos da tristeza de Ana era a mesmice. Diz a história que entrava ano e saia ano e nada mudava na vida de Ana. Todo ano era sempre o mesmo sofrimento.
Mas para sairmos da mesmice de anos de sofrimento e tristeza, temos que agir como Ana, que num determinado ano, resolveu tomar algumas atitudes que modificaram para melhor todo o resto de sua vida.

O Ano da Mudança (V. 9 a 19)
Veja quais foram as 4 atitudes de Ana que revolucionaram sua vida:

1-Ela passou a chorar no ombro certo. Diz o verso 8 que Ana chorava e reclamava com seu marido Elcana. Mas no verso 10, vemos Ana se aborrecendo e chorando com Deus, e não com as pessoas. Ela redirecionou sua decepção e passou a buscar a quem realmente poderia mudar sua história.

2-Ela fez uma promessa a Deus. No verso 11, vemos a Ana dizendo a Deus que a benção que ela tanto desejava serviria para a glória dele mesmo. Antes de perguntarmos a Deus o que ele vai nos dar em 2010, nós é que devemos dizer a Deus o que daremos a Ele. Ana redirecionou sua motivação para a benção. Que presente você dará a Jesus? Qual a real motivação por trás das bênçãos que você pede a Deus? Ana mostrou ao Senhor que seu Samuel, na verdade seria o Samuel de Deus, pois ele seria do Senhor assim que fosse desmamado. Sua vitória é também de Deus ou só visa seu próprio benefício e alegria?

3-Ela creu na palavra de fé dada pelo profeta de Deus. Diz o verso 17e 18 que Ana creu na palavra de Eli, e a prova disso é que ela tocou a vida, voltou a comer, tirou a cara emburrada e triste, e foi para casa aliviada. Foi este verso que também impactou e mudou a vida de Martinho Lutero quando este estava no auge de suas crises e lutas. Ela redirecionou sua fé por acreditar que aquelas simples palavras do profeta de Deus era, na verdade, tudo que ela precisava para obter seu milagre. Portanto, creia na palavra de vida dada todos os dias pelos imperfeitos profetas de Deus que tem ministrado sobre sua vida!

4-Ela agiu. Diz o verso 19 e 20 que Ana fez sexo com seu marido e então o Senhor se lembrou dela e operou o milagre. Sabe o que isto nos ensina? Faça o possível, pois só assim Deus operará o impossível em sua vida. Apesar de crer que seu milagre já estava a caminho, Ana não deixou de fazer o que podia, e assim recebeu a benção de Deus.

Os Anos da Alegria (V. 21 a 28 e 2:21)


Os anos da alegria de Ana vieram como resultado de suas atitudes certas no ano da mudança. Veja como foi o resto de sua vida:

1-Ela esperou para celebrar no tempo certo e do jeito certo. Ana sabia que não tinha que ir à forra com Penina, ela tinha que ir à forra com a afronta que estava sobre ela a vários anos. Nossa motivação não deve ser a de esfregar nossa vitória na cara de nossas “Peninas”, e sim na cara do diabo, que é nosso real inimigo. No mesmo lugar onde Ana um dia chorou e implorou a Deus, foi o mesmo lugar onde ela celebrou sua vitória diante do profeta Eli. (V.21 a 23)

2-Como Samuel acabou se tornando o líder espiritual de toda a nação de Israel, Ana viveu o resto de sua vida vendo Penina e seus filhos e filhas, juntamente com todo o Israel, pedindo oração, orientação e a benção de seu filho Samuel. Aquela que um dia foi considerada a desprezada, viveu o resto de seus dias sendo honrada por ser a mãe do homem mais importante de toda a nação.

3-E por fim, Ana recebeu de Deus muito mais do que esperava: vários filhos!
Ela queria um e Deus lhe deu vários, ao ponto de alguns comentaristas bíblicos dizerem que Ana acabou tendo mais filhos e filhas do que Penina.
É assim que Deus age: nunca no conta-gotas.

Conclusão:

Os personagens da vida de Ana sempre aparecerão em todos os anos de nossas vidas.
Penina- Ela é ruim mas é boa, porque se não fosse a afronta de Penina, Ana teria morrido sem filhos. Portanto, não reclame dos problemas da vida, pois são eles que nos aproximam de Deus e fazem os milagres virar realidade em nossas vidas.

Elcana- Ele é o pior de todos, pois segundo ele, Ana não precisava de ter filhos e poderia viver como estava. Não podemos aceitar viver só com as conquistas e vitórias de antigas. Recuse-se a viver sem seu Samuel.

Samuel- Ele é o milagre recebido e imediatamente devolvido a Deus. Consagre a Deus todas as suas vitórias.

Os filhos de Penina- Eles são aqueles que temos a tendência de invejar, mas que no fundo não tem nada demais. Eles acabaram sendo irrelevantes. Não se prenda às inutilidades, futilidades e embaraços da vida. Não inveje ninguém. Eli- O profeta de Deus, mesmo sem qualquer emoção, ofereceu a Ana tudo que ela precisava: uma simples palavra de fé! Creia na palavra de Deus.

Deus também quer transformar nossos anos de derrota e mesmice em anos de alegria. Mas antes disso, temos que fazer acontecer nosso ano da mudança.

Depende de você!





Bell

Projeto Benção em Ação

Nunca desista!

Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa

Faço: esquecendo - me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:13, 14"



Só podemos avançar, se esquecermos dos nossos erros, das nossas limitações e fraquezas. Tenha coragem de esquecer as coisas que para trás ficam, e avançar. Nunca desista de acertar.



Somos a geração em que as marcas do sucesso serão seladas com o sangue de Cristo. Não desistir é sinônimo de perseverança, capacidade de continuar.



Jesus tinha todos os motivos para desistir, a multidão que estendeu no caminho ramos para que o Mestre passasse que cantaram Hosana! Bendito que vem em nome do Senhor!, Foram as mesmas multidões que gritaram: Crucifica-o! Crucifica-o! E ainda assim Cristo não desistiu de ser o Messias, nosso redentor, mas ele foi inspirado a nunca desistir, e mesmo debaixo de toda pressão permaneceu seguro.





Zoe, a vida de Deus em nós por meio de Cristo Jesus está dentro de mim e de você, então não são nossos erros e falhas mas, o que nos define é como nos levantamos depois de uma queda, não que seja necessário errar para acertar, mas se tivermos errado, nos levantemos olhando firmemente para o autor e consumador da nossa fé Jesus (Hebreus 12:2).



Deus não nos chamou para apenas sonhar, mas para sermos realizadores de sonhos.



Talvez seu grande desafio seja se tornar um grande pregador, um excelente cristão, um ótimo profissional, uma eficaz instrumento de Deus na terra, decida ser quem Deus lhe chamou para ser, e nunca desista de acertar porque não conseguiu em tantas outras vezes.

É o amor de Deus que nos coloca no lugar de triunfo, não se preocupe mais deixe o amor de Deus te levantar, o Amor ágape é a capacidade de darmos a volta por cima. A inspiração divina sopra em nossas vidas a força para não recuar e sim avançar.



Bell

Projeto Benção em Ação

O machado na raiz: Vivendo tempo de decidir.

“Então, Jesus proferiu a seguinte parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou; pelo que disse ao viticultor: Há três anos que venho procurar fruto nesta figueira, e não acho; pode cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra? Ele, porém, respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume. Se vier a dar fruto, bem está; se não, mandarás cortá-la” (Lucas 13:6-9).

Esta parábola de Jesus fala sombriamente de uma oportunidade perdida em face de uma sentença pendente. O contexto nos diz que é dirigida à nação judaica. O capítulo inicia com o apelo de Jesus por um arrependimento nacional em larga escala e termina com seu lamento de coração partido sobre a cidade de Jerusalém, cuja teimosa rejeição de seu amor estava levando-a à desolação (13:34-35).

Paulo apresenta um argumento semelhante em Romanos onde, usando a figura de uma oliveira, ele diz que os judeus, que eram os ramos naturais da árvore porque as promessas foram feitas a eles, eram, não obstante, cortados por causa de sua descrença. Quanto mais, então, isto se aplica aos gentios (ramos de oliveira brava) que eram enxertados (somos nós hoje). Fiel ou infiel, frutífero ou infrutífero; este era o assunto principal que regia as outras condições (Romanos 11:17-24).

João Batista tinha primeiro advertido que o tempo estava se esgotando para Israel e para nós. Ele disse: “Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada ao fogo” (Mateus 3:10). E agora Jesus, adiantado em seu terceiro ano de pregação pública, está dizendo que o desastre chegou mais perto. Ambos clamaram

A parábola da Figueira Estéril pretende dar uma força pictórica à advertência de Jesus: “,,,Eu vo-lo afirmo; se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis” (Lucas 13:3-5). É uma história da suspensão da pena no último minuto para uma figueira que, ainda que situada num lugar favorecido numa vinha, tinha, durante três anos, deixado de produzir um único figo. O proprietário, frustrado com tão longa esterilidade, disse: “Corta-a. É um desperdício de solo bom, de tempo e de energia.” Mas o vinhateiro apelou para o proprietário por mais uma estação, para ver se cuidado mais diligente poderia levá-la à fecundidade.

A árvore sem frutos simboliza Israel, o povo de Deus favorecido por muito tempo e ricamente abençoado, cujos modos infiéis, acomodados, etc... tinham tentado profundamente a paciência de Deus. No Velho Testamento, a própria vinha é que era uma figura estabelecida de Israel Como a figueira, Israel e nós hoje, estamos num lugar favorecido, pela graça do proprietário e a única coisa que o mantem ali era a fecundidade. Privilégios trazem responsabilidades. Como Jesus mais tarde observaria, mesmo uma videira não tem direito consagrado numa vinha, se é infrutífera (João 15:26).

O destino da figueira é deixado sem resolver, na parábola, assim como o destino de Israel e de nós gentios (depende de nossa atitude, ousadia e ação). Graça e oportunidade estão aí, tendo sido amado e abençoado por Deus tão livremente durante tantos anos,,,

È hora de sermos frutíferos...pare e pense: E se agora o Senhor quiser determinar sua decisão???( Se vier a dar e fruto, bem está; se não, mandarás cortá-la”), o que será de nós???

Bell

Projeto benção em Ação

A BENÇÃO EM DUPLA PORÇÃO

''Bendito serás quando entrares e bendito serás quando saíres' (Dt 28.6). '

O Senhor te dará dupla honra! Ele expressou o desejo profundo de Seu coração de lhe abençoar à partir da sua obediência. 'Bendito serás quando entrares e bendito serás quando saíres' (Dt 28.6). Para isso, alinhe os seus passos com os caminhos retos do Senhor e a fé conduzirá os seus pés aos tesouros divinos. Jesus Cristo é a porta de acesso à todas as bênçãos de Deus! 'Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?' (Rm 8.32 ). Mas lembre-se que esta é uma bênção de conduta e depende da nossa obediência (Dt 28.2). É verdade que a natureza de Deus é abençoadora (Hb 11.6), mas também é verdade que Ele não sonega bem algum aos que andam na retidão (Sl 84.11). Temos que saber o que está escrito. Existem bênçãos que Deus nos dará por compaixão e misericórdia, mas outras deverão satisfazer as Suas exigências. Mas todas elas possuem um fim proveitoso. 'Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos' (Sl 19.8).

O justo vive em vitória por causa da sua fé no Senhor. 'Pois tu, Senhor, abençoas o justo; tu o circundas do teu favor como de um escudo' (Sl 5.12). Embora Ele saiba das nossas necessidades, o Espírito Santo se move, primeiramente, em função de derramar sobre nós a Sua graça. Sem ela não somos capazes de crer. Assim, a graça é o poder de Deus que nos eleva à condição de exercer fé em Suas promessas. Isto é tremendo! Ele mesmo nos dá a promessa e a capacidade de crer nelas. 'Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; diz o Senhor, ouvi, e a vossa alma viverá'.

Bell - Projeto benção em Ação

PERFEITOS EM CRISTO JESUS

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
CRISTO É A REALIDADE DAS OBRAS DE DEUS.

O DESEJO DE DEUS PARA NÓS: O transbordar do conhecimento,
sabedoria e entendimento espiritual


COMO DEUS NOS VÊ EM CRISTO? (Colossenses 2:10)
10- E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo principado e potestade.

Se não fôssemos perfeitos em Cristo, como poderíamos fazer a Oração do Justo? (Tiago 5:16)

16 Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

Podemos fazer, porque somos aperfeiçoados e justificados em Cristo Jesus


(Romanos 5:1) -1 Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo

(Romanos 8:1) - 1 Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.

(Romanos 8:33-34)
33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.

TENHA OUSADIA E DESFRUTE DA PRESENÇA DE DEUS


19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, 20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, 21 e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. 23 Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.

1. Você pode entrar a hora que você quiser
2. Há um caminho para isto... JESUS
3. Aproxime-se de Deus e DÊ A ELE O SEU MELHOR
4. Seja sincero diante de Deus, porque a ele VOCÊ NÃO PODE ENGANAR
5. Entre com o coração puro, sem mágoas, sem pecados não confessados
6. Guarde firme a confissão da esperança

HÁ ALGO QUE VOCÊ PODE FAZER AGORA:


Deixar de confessar que suas falhas e assumir a sua posição em Cristo -Assumi a posição inimigo declarado do PECADO, DO DIABO, DA CARNE E DO MUNDO!

E adorá-lo pelo o que ele fez em você: NOVA CRIAÇÃO EM CRISTO JESUS!


Portanto, se alguém está em Cristo, É NOVA CRIAÇÃO; as coisas antigas já passaram, eis que tudo se fez novo!

VOCÊ É:

PERFEITO EM CRISTO
JUSTIFICADO EM CRISTO
SANTIFICADOS EM CRISTO

SALVO EM CRISTO
REDIMIDO EM CRISTO
REMIDO EM CRISTO
CURADO EM CRISTO
ABENÇOADO EM CRISTO

E por fim... quando digo que somos perfeitos em Cristo, estou falando da obra do Novo Nascimento que ocorre no espírito humano. Ao nascer de novo em Cristo Jesus, o seu corpo não muda, você continua com o mesmo corpo. A sua alma tem que se conformar à Palavra de Deus à medida que você se entrega a Ela. O seu espírito é que muda. Você se tornou uma Nova Criação, Nova Criatura EM CRISTO JESUS!

Se conformar à Palavra é renovar a mente, é se moldar com a Palavra de Deus. É o processo de santificação.

Concluindo: O espírito já está pronto, a alma está sendo conformada e o corpo será redimido no fim dos tempos.

Um abraço a todos vocês.





Bell- Projeto Benção em Ação

O Poder do Sangue de Jesus

Para que a Igreja desfrute de plena proteção, vida espiritual e comunhão com Deus é necessário que saiba utilizar esse recurso extraordinário que o Senhor colocou à sua disposição: o sangue de Jesus. O sangue de Jesus tem sido frequentemente apenas uma doutrina na qual a Igreja crê, mas não tem sido uma doutrina vivida. Por não viver essa doutrina, a Igreja tem deixado de receber muitas bênçãos que são concedidas apenas mediante o poder do sangue do Senhor Jesus.



A Palavra de Deus nos ensina que é necessário pedir para receber: “pedi e dar-se-vos-á” (Luc. 11:9,10). Inúmeras bênçãos que o Senhor deseja conceder à Sua Igreja devem ser pedidas em oração para que o Senhor as conceda. Pela fé nos apropriamos de promessas do Senhor expressas nas Escrituras (Heb. 11:1, 6). Da mesma forma que o Senhor Jesus nos ensinou a pedir o Espírito Santo (Luc.11:13), devemos igualmente pedir as bênçãos decorrentes do derramamento do sangue do Senhor Jesus no Calvário.



Que bênçãos são essas? Normalmente a Igreja tem consciência apenas de que o Senhor Jesus derramou o seu sangue para nossa “salvação” ou para o novo nascimento. Ora, salvação engloba não apenas novo nascimento, mas uma vida de santificação. Somos exortados nas Escrituras a operar a nossa salvação com temor e tremor. A Palavra de Deus também nos mostra que o sangue de Jesus foi derramado para que desfrutássemos das seguintes bênçãos – que estão incluídas na salvação - em nossa vida cristã:



1. Purificação de nossos pecados (I Jo. 1:7). Assim como devemos confessar nossos pecados para sermos perdoados, devemos crer que o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado. Assim, é removido um obstáculo à nossa comunhão com o Senhor.



2. Comunhão com o Senhor (Heb. 10:19-22). A Palavra nos revela que podemos entrar com ousadia no Santo dos Santos – em outras palavras, na presença do Senhor – pelo sangue do Cordeiro. Por isso podemos clamar ao Senhor para que ele remova obstáculos à nossa comunhão de forma que não apenas nosso espírito mas também nossa alma (mente, emoções) estejam em plena comunhão com o Senhor.



3. Vitória sobre o Adversário (Apo. 12:11). Aprendemos que nós venceremos nosso Adversário até o fim “pelo sangue do Cordeiro” e pela palavra de nosso testemunho. Devemos exercer nossa fé nessa promessa em momentos de luta e o Senhor manifestará o poder do sangue de Jesus em nossas vidas, dando-nos a vitória de que necessitamos.



4. Proteção contra o inimigo (Exo. 12:23). A vitória compreende essa proteção, à exemplo do que o povo de Israel conseguiu no Egito. O Destruidor não pôde penetrar as casas dos israelitas e destruir os primogénitos, pois ao ver o sangue ele foi obrigado a “passar por cima” dessas casas. Por essa razão, quando rogamos em oração para o Senhor nos cobrir com o sangue de Jesus, somos protegidos contra ataques do Adversário em qualquer situação, inclusive no início de cada culto ou reunião. Dessa forma, não há manifestações de dons falsos em nosso meio.



5. Libertação de costumes, vícios e comportamento indevido (I Ped.1:18-19). A Palavra afirma que somos libertados da vã maneira que herdamos de nossos pais pelo sangue do Senhor Jesus. Assim, quando algum crente revela que ainda está preso a algum tipo de comportamento que não glorifica o Senhor, podemos orar baseando a nossa fé nessa Escritura que nos garante a vitória nessa luta por meio do sangue de Jesus.



O sangue de Jesus está estreitamente ligado à operação do Espírito Santo. A razão é simples: o Espírito Santo só pode operar baseado na Obra consumada pelo Senhor Jesus na cruz do Calvário ao derramar seu precioso sangue; em outras palavras, ao dar a sua vida pelos nossos pecados. Em Levítico lemos que a vida está no sangue. Da mesma forma, a vida eterna está no sangue de Jesus. O Senhor nos disse que, se não bebêssemos o seu sangue não teríamos vida espiritual. E logo adiante explicou que as palavras que havia dito eram espírito e vida. Entendemos a lição: quando o Espírito Santo opera em nossas vidas Ele transmite a vida que há no sangue de Jesus, a vida eterna que o Senhor Jesus conquistou para nós ao derramar seu sangue pela nossa salvação.



Assim como o sangue de Jesus circulava no corpo físico do Senhor Jesus dando vida a cada célula, o Espírito Santo hoje opera na Igreja, visitando cada membro do Corpo, transmitindo a vida eterna a cada um de nós, aplicando a Palavra de Deus aos nossos corações. Quando nós oramos para o Senhor nos conceder uma determinada bênção (dentre as acima referidas) com base no poder que há no sangue de Jesus, o Senhor envia o Espírito Santo, que opera a bênção de que carecemos baseado no sangue derramado, com base na Obra consumada pelo Senhor Jesus na cruz do Calvário.



O sangue de Jesus foi derramado uma só vez na cruz do Calvário mas é aspergido continuamente sobre os servos de Deus, que são “eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo” (I Ped. 1:2). Aleluia!



Bell

Projeto Benção em Ação