domingo, 12 de dezembro de 2010

LIBERTE-SE DA ANSIEDADE - estudo

1 - A ansiedade é PECADO (Fp 4:6a)

Não andeis ansiosos de coisa alguma;


O texto bíblico nos manda não ficarmos ansiosos. É comum as pessoas pensarem que descansar em Deus, é uma opção. Não se trata, porém, de uma escolha, mas de uma ordem. Portanto, a ansiedade é a desobediência a um mandamento bíblico, e conseqüentemente, é um pecado.

Quando ficamos excessivamente preocupados, demonstramos não confiar no cuidado de Deus sobre nossas vidas. Desse modo, é uma reação pecaminosa às dificuldades , é algo que precisa ser abandonado.

2 - A ansiedade é a preocupação excessiva com o FUTURO (Mt 6:34)

Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

A conseqüência disso é a ansiedade, uma preocupação excessiva com o futuro, por causa dessas incertezas. Esse tipo de preocupação se tornou a marca de nossa sociedade. Porém, a Bíblia nos permite apenas planejar o futuro, mas não ficarmos ansiosos com ele.

A ansiedade está essencialmente ligada ao futuro. Significa antecipar problemas que ainda não chegaram, mas que podem ter alguma chance de ocorrer. São, portanto, problemas imaginários (imaginamos que irão acontecer), pois ainda não surgiram. Por isso Jesus nos manda não nos preocuparmos com o dia de amanhã (Mt 6:34).

“Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.”

3 - A ansiedade é reflexo daquilo que existe em nossos corações (Mt 6:27; 23:25,26)

Ela nada mais é que uma manifestação pecaminosa daquilo está dentro de nós. Assim, a solução não está em se afastar dos problemas, mas em tratar o coração. Se não fizermos isso, ficaremos bem quando a situação estiver bem, mas ficaremos ansiosos toda vez que tivermos alguma dificuldade pela frente.

Portanto, a ansiedade reflete algumas coisas do nosso coração. Vejamos o que pode estar presente no coração dos ansiosos.

3.1 – Independência (Mt 6:27)

Para nos libertarmos da ansiedade, devemos inicialmente reconhecer que não temos controle sobre o amanhã.

“Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?”(Mt 6.27)

Em Mateus 6:27 Jesus nos mostra a nossa limitação quanto ao futuro ao afirmar que não podemos acrescentar sequer um minuto a mais em nossas vidas. Um côvado representa uma distância menor que um passo. Isso quer dizer que não podemos dar um passo além daquilo que Deus tem determinado para nós. Não temos, portanto, controle algum sobre o dia de amanhã. No entanto, é muito comum acharmos que temos o controle sobre as cirunstâncias, e que se nos empenharmos, iremos conseguir resolver a dificuldade.

3.2 - Incredulidade (Fp 4:6)

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” (Fp 4.6)

Assim, quando ficamos ansiosos, demonstramos não crer quer que o Senhor irá cuidar de nossas vidas no dia de amanhã, e por isso nos preocupamos excessivamente no presente.

3.3 - Ingratidão (Fp 4:6b)

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” (Fp 4.6)

A gratidão deve ser a marca característica de todo crente, pois reconhece a fidelidade de Deus no passado, a provisão divina no presente e vislumbra o cuidado do Senhor no futuro. Assim, quando estamos ansiosos manifestamos não reconhecer a fidelidade divina em sua provisão.

A ingratidão pode se referir a três momento: ao passado, ao presente e/ou ao futuro.

a) passado: A gratidão é extremamente importante porque nos faz recordar da fidelidade de Deus no passado. Infelizmente temos a péssima tendência de nos esquecermos de tudo aquilo que o Senhor fez em nossas vidas.

Recordar a fidelidade de Deus no passado ajuda a não nos preocuparmos com o futuro, temos base para crer que Ele continuará a ser fiel no futuro.

A ingratidão também pode se manifestar quanto ao presente.

b) presente: A gratidão também deve produzir contentamento em nossos corações. Temos que aprender a ser gratos e a viver contentes com aquilo que Deus nos dá hoje, assim como Paulo (Fp 4:11). O Senhor sempre proverá quando for necessário. Assim, não devemos nos preocupar antecipadamente com futuro, mas nos alegrarmos no presente.

“Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.” (Fp 4.11)

Assim, quando não somos gratos pelo que Deus nos tem dado hoje, demonstramos achar que o Senhor não tem dado aquilo que precisamos. Se não estamos satisfeitos é porque pensamos estar faltando alguma coisa. Quando pensamos dessa forma ficamos ansiosos quanto aquilo que acreditamos não ter. Um coração grato mostra estar satisfeito com o que Deus lhe dá, e afirma não estar precisando de nada. Por isso, não tem motivo para ficar ansioso, pois está suprido.

A ingratidão pode se manifestar, ainda, quanto ao futuro.

c) futuro: é necessário sermos gratos por aquilo que Deus fará por nós. Precisamos estar sempre conscientes de que receberemos o melhor de Suas mãos. Assim, quando apresentamos nossas necessidades a Deus através da oração, com coração grato, demonstramos crer na provisão divina.

Por outro lado, quando ficamos ansiosos, demonstramos não crer que o Senhor proverá o futuro. Já um coração que é antecipadamente grato revela crer no cuidado divino.

4 - A ansiedade é a ausência da paz de Deus (Fp 4:7)

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. (Fp 4.7)

O texto bíblico nos mostra que quando entregamos as nossas necessidades a Deus através da oração e gratidão, podemos ter certeza de que o resultado será a paz de Deus tomando conta de nossas vidas. O verbo “guardará” utilizado no texto tem o sentido de um resultado certo e futuro. Assim, se cumprirmos nossa parte, teremos paz. Porém, isso significa que se não desfrutamos de paz, o problema está em nós, e não em Deus.

O texto não trata de uma paz qualquer. A idéia é de uma tranqüilidade total. Significa estar livre de toda ansiedade e permanecer inabalável em todo tempo. É uma ação sobrenatural que Deus opera em nós.

E essa paz não depende das circunstâncias. Ela não permanece conosco apenas quando as coisas estão bem, mas sim em todo tempo, mesmo no meio das situações mais difíceis. É isso que o texto diz quando afirma que a paz excede todo o entendimento. Significa que está muito além da compreensão humana, e que apesar de passarmos por momentos em que temos todos os motivos para estar ansiosos, nossa reação é de absoluta e inabalável tranqüilidade.

Assim, se você é uma pessoa ansiosa, você é uma pessoa que não tem se beneficiado da paz de Deus.

Diante de tudo o que vimos até agora, precisamos levar em consideração as palavras de Jesus:

Jo 8:32 - “Conhecereis a verdade e verdade vos libertará.”

Este texto nos mostra que a verdade da Palavra de Deus nos liberta. Assim, não devemos nunca nos contentar com aquilo que o mundo nos diz, mas devemos sempre recorrer à Bíblia para firmar as nossas convicções.

Confesso que até pouco anos atrás eu não via a ansiedade como um pecado, mas agora que vimos o que a Bíblia diz sobre isso, devemos nos empenhar em abandonar esse pecado e buscar viver debaixo da paz de Deus.

Lembre-se de que Deus prometeu cuidar de Seus filhos, dando-lhes tudo aquilo que for necessário. Mas lembre-se, também, que nem sempre aquilo que nós achamos ser necessário é aquilo que realmente precisamos.

Lembre-se, ainda, de que as circunstância do dia-a-dia estão além do nosso controle, mas que todas as coisas estão debaixo do poder de Deus. Assim, querer controlar o seu futuro é pedir por preocupações. Porém, entregar o futuro nas mãos do Senhor e confiar que Ele tem o melhor para cada um de Seus filhos nos trará paz. Paz esta que o mudo não experimenta, mas que está ao alcance de todos os cristãos.

Lembre-se de como o Senhor foi fiel no passado. Ele continua sendo o mesmo Deus no presente, e continuará sendo fiel no futuro.

Desenvolva um coração grato. Faça uma lista de tudo aquilo que Deus fez por você. Tenha sempre na ponta da língua um motivo de gratidão ao Senhor.

E que a paz de Deus que excede todo o entendimento, guarde os nossos corações e as nossas mentes em Cristo Jesus. Amém!



Projeto Benção em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário