domingo, 12 de dezembro de 2010

GERANDO O ARREPENDIMENTO

“Se não vos arrependerdes, todos, de igual modo, perecereis!” (Lc 13:3,5). Esta foi a advertência de Jesus. Ele começou Seu ministério anunciando e exigindo: “O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no Evangelho” (Marcos 1:15). Do que ele falava? O arrependimento é o ponto de virada do reino de Satanás - de trevas e rebelião - para o reino de Deus, de luz e obediência. É uma dor profunda por haver ofendido a santidade de Deus, seguida da determinação de voltar-se do caminho pecaminoso para Ele. Flui do pesar Divino: “Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar” (2 Co. 7:10a). Este arrependimento é obra do Espírito Santo, porque é “a benignidade de Deus” que conduz as pessoas ao arrependimento (Rm 2:4). O arrependimento envolve a idéia de mudança de pensamento, sentimento e vontade. Sem mudança profunda, não existe arrependimento verdadeiro, e sem arrependimento não existe conversão genuína e, sem esta, não existem filhos de Deus. Por isso João, o Batista, adverte: “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento” (Lc 3:8).Salientamos:

· O arrependimento foi central no ministério de Jesus. Mateus testifica: “Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus” (Mt 4:17). Ele não deixou qualquer sombra de dúvida que o arrependimento é a condição sine qua non para a salvação. Jesus até definiu Sua missão na Terra em termos de arrependimento: “Eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento” (Lc 5:32).

· O arrependimento de pecados é tão vital para a igreja que provoca uma festa no céu: “Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento” (Lc 15:7).

· O arrependimento deve ser central em nossa pregação, como ocorreu com os discípulos que “saíram e pregaram que todos se arrependessem” (Mc 6:12). Temos que bradar como Pedro: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor” (At 3:19).

· O arrependimento é uma exigência de Deus, conforme Paulo pregou aos atenienses: “Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, ordena agora que todos os homens em todo lugar se arrependam; porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos (At 17:30,31)

· O arrependimento tem um lugar especial no coração de Deus: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se” (2 Pe 3:9). Quando o Espírito de Deus desperta no homem a fome e a sede espirituais e ele corre para a Fonte, todo o seu ser é mergulhado no genuíno arrependimento. O contato com essa Fonte inesgotável gera o pesar:

· Do tempo perdido longe de Sua verdadeira origem e destino;

· Da ingratidão de um coração alienado do seu Criador;

· Da rebeldia que o fez seguir seu próprio caminho, independente de Deus;

· Do pecado que o dominou por tanto tempo e o fez ofender de contínuo a santidade do Deus santo.Por causa desse arrependimento o Espírito de Yahweh pode operar a metamorfose, transformando radicalmente sua natureza, levando-o a provar o novo nascimento, pelo qual o homem se torna filho de Deus e, conseqüentemente, passa a usufruir de tudo quanto esta filiação representa.

Hoje clamamos:Pai, leva-me a ter uma consciência tão elevada e profunda do Teu amor e santidade, que o meu coração seja sensível a toda forma de pecado, levando-me a prontamente entrar em arrependimento profundo diante de cada falha. Quero viver em obediência, momento após momento. Anseio ser dominado pela consciência de tudo que evite o pecado a todo custo. Pai, hoje clamo também por um batismo de arrependimento vindo sobre todos quantos eu alcançar com a proclamação da Tua Palavra. Reconheço que sem a experiência do arrependimento jamais haverá recriação do espírito e conseqüente nascimento como filho Teu. Minhas entranham se movem e se comovem pelos pecadores, para que caiam em si, vencidos pela convicção de que têm pecado contra Ti, estão condenados ao inferno, mas que há esperança de perdão, pelo arrependimento e confissão de pecados. Amém!

Projeto Benção em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário