domingo, 12 de dezembro de 2010

COMO SEGUIR EM FRENTE?

"... desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus... para que não vos fatigueis, desmaiando em vossas almas" (Hb 12:1b,2a,3b)

Para percorrermos um caminho, precisamos saber qual o seu destino final. E para continuarmos por este caminho, nosso objetivo deve ser alcançar aquilo que encontraremos ao fim da caminhada. Se não for assim, dificilmente teremos força e motivação para seguirmos em frente.

Durante uma longa caminhada, poderemos nos deparar com diversas situações. E muitas destas situações surgem para nos desviar do nosso objetivo. O que encontraremos pelo caminho?

1) Encontraremos obstáculos: em toda caminhada existem obstáculos.. Quando lemos Hb 12:1b, vemos que nossa caminhada deve ser feita com perseverança. Ao nos depararmos com os grandes desafios, é fundamental termos nossa confiança nAquele que vai à nossa frente e nos ajuda a superar qualquer desafio: "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel" (Is 41:10). A presença de Deus em nossas vidas faz toda a diferença. Ele é Quem diz: "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus" (Sl 46:10).

2) Poderemos perder o foco: encontraremos várias coisas pelo caminho, que tentarão nos distrair e nos desviar do propósito principal. Precisamos estar atentos e com nosso alvo bem firmado. Hb 12:2a nos diz: "Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus". Os nossos olhos devem estar fixados em Cristo; caso contrário, qualquer distração nos fará parar e ficar pelo caminho. Rick Warren, em seu livro Uma Vida com Propósitos, fala o seguinte: "Você não pode cumprir os propósitos de Deus em sua vida enquanto estiver enfocando planos pessoais". É claro que devemos ter metas e objetivos definidos em nossas vidas, pois são importantes para o nosso crescimento e desenvolvimento. Mas não devemos colocá-los como prioridade, como alvo principal das nossas vidas. Pois desta forma, onde Deus ficará? Em 2º lugar?

3) Sentiremos cansaço e fraqueza: Mas nestes momentos, Deus é Quem nos sustenta. É dEle que vem a nossa força, e não do nosso próprio braço. A bíblia diz em Isaías 40:31: "Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam".

É certo que encontraremos obstáculos na nossa caminhada, é certo que surgirão pessoas e situações que desviarão a nossa atenção, e também é certo que nos cansaremos em vários momentos. Mas que tenhamos perseverança para prosseguir, buscando o direcionamento e orientação de Deus a cada dia. E que ao final do percurso, possamos dizer como o apóstolo Paulo: "Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé" (2 Tm 4:7)



Deus te ajude a ir até o fim. Amém



Projeto Benção em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário